domingo, 23 de outubro de 2016

Estado Islâmico perde o domínio sobre a maior cidade cristã do Iraque

As forças iraquianas resgataram a cidade de Qaraqosh, que estava sob domínio do Estado Islâmico desde 2014.

Militante do Estado Islâmico exibe bandeira da organização terrorista. (Foto: Reuters)
Militante do Estado Islâmico exibe bandeira da organização terrorista. (Foto: Reuters)

O exército iraquiano resgatou ​​Qaraqosh, considerada a maior cidade cristã do Iraque, que estava sob o controle do Estado islâmico desde 2014. A ação foi parte das operações para limpar as entradas para Mosul, o último grande reduto do grupo terrorista do Iraque.

O avanço ocorreu enquanto o secretário de Defesa dos EUA, Ash Carter uma visitava Bagdá para se encontrar com o primeiro-ministro Haider al-Abadi e avaliar a campanha que começou na última segunda-feira (17), com o apoio aéreo e terrestre da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Um comunicado militar disse que unidades do exército iraquiano adentraram o centro de Qaraqosh, cerca de 20 km ao sudeste de Mosul, e estavam realizando operações do outro lado da cidade, que teve expulsa em 2014, quando Estado Islâmico varreu a região.

As unidades especiais iraquianas no início desta semana também capturaram Bartella, uma aldeia cristã ao norte de Qaraqosh.

A ofensiva em Mosul pode se tornar o maior batalha travada no Iraque, desde a invasão em 2003. O Estado Islâmico também controla partes da Síria.

O exército também está tentando avançar do sul para o leste, enquanto os combatentes curdos da Peshmerga [grupo paramilitar de combate ao Estado Islâmico] estão segurando as frentes nas regiões leste e norte.

O escritório de imprensa do Exército disse que cerca de 50 aldeias tinham sido resgatadas do domínio do terroristas desde a última segunda-feira, em operações para preparar a invesitda principal na própria cidade de Mosul.

"É o início da campanha. Nós estamos otimistas por ver como as coisas começaram, sempre considerando a natureza complicada desta operação", disse um oficial norte-americano aos jornalistas, antes da viagem de Carter para Bagdá.


Reação
Os terroristas do Estado Islâmico retaliaram o avanço das forças iraquianas e os combatentes curdos em Mosul, atacando Kirkuk ontem, uma cidade conhecida por seus poços de petróleo, que fica a leste de Hawija.

As autoridades de Kirkuk prorrogaram por mais um dia dia, o toque de recolher declarado após os militantes invadirem delegacias e outros edifícios na cidade sob o controle das forças curdas da Peshmerga.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN TODAY

Nenhum comentário:

Postar um comentário