segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Em recado a Trump, Irã ameaça reduzir Israel “a pó, na velocidade de um relâmpago”

General fez provocações no dia de encontro de presidente dos EUA com primeiro-ministro israelense

por Jarbas Aragão

Resultado de imagem para trump and benjamin netanyahu
Irã ameaça reduzir Israel "a pó, na velocidade de um relâmpago"

Sayeed Abdelrahim Mousavi, general que atualmente ostenta o título de Comandante-Chefe do Exército da República Islâmica do Irã, fez uma declaração ameaçadora contra Israel.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu havia anunciado que discutirá as ameaças constantes feitas por Teerã em seu encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, que pode revisar o acordo nuclear feito por Obama.

Trump e Netanyahu estão reunidos na Organização das Nações Unidas (ONU) para a 72ª sessão da Assembleia Geral, realizada esta semana na sede mundial, em Nova York.

Cientes de que o governo americano poderá pedir novas sanções contra o Irã, pois o país não interrompeu totalmente seu projeto de desenvolvimento de armas nucleares, Mousavi disparou: “Vamos destruir a entidade sionista [Israel] na velocidade da luz, e assim reduzir os 25 anos que ainda teriam”.

A frase é referência a uma ameaça recorrente feita pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que jurou destruir o Estado de Israel nas próximas décadas.

“Eu aviso à entidade sionista [Israel] que não faça qualquer movimento estúpido contra a República Islâmica do Irã”, ameaçou. “Qualquer ato estúpido transformará Tel Aviv e Haifa em pó”.

De acordo com a agência de notícias iraniana Tasnim, Mousavi está contrariado com as denúncias israelenses sobre o estabelecimento de forte presença militar iraniana no sul da Síria, perto da fronteira com Israel.

“Eles [oficiais israelenses] deveriam baixar a cabeça e calcular quanto tempo ainda tem para viver. A entidade [sionista] irá durar menos que os 25 anos que poderia, pois o Irã vai destruir essa entidade com velocidade de um relâmpago”, bradou, insistindo no argumento de dentro de um quarto de século não haveria mais um Estado judeu.

Apelo à ONU

Como já fez em outras ocasiões, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu deverá transmitir aos membros da ONU suas preocupações sobre a ameaça que um Irã nuclear representa ao mundo. O premiê se opôs ao acordo de Obama com o Irã e tem esperanças que Trump peça formalmente uma revisão dos termos.

Nesta segunda-feira (18), os iranianos acusarem os Estados Unidos de “dificultarem” a continuação do grande acordo nuclear multinacional de 2015, que teve apoio de Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha e pôs fim a mais de uma década de embargos por conta do programa atômico iraniano.

Após Trump ter sinalizado, na última quinta-feira (14), que Washington não aceitará o tratado atômico sem a supervisão adequada e que a negociação liderada por seu antecessor foi “uma das piores que já vi”, o aiatolá Ali Khamenei advertiu no domingo que Teerã reagiria fortemente a qualquer “movimento errado” de Washington no acordo nuclear.

“A atitude da América em relação a essas negociações e seus resultados é completamente injusta e equivale a bullying”, afirmou Khamenei em um discurso, acrescentando, em tom de ameaça: “Os americanos devem saber que não haverá recuo pela República Islâmica”. Com informações Jerusalém Post

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário