quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Trump promete que em breve Israel terá “acordo final” de paz

Presidente dos EUA e primeiro-ministro de Israel se encontraram em Nova York

por Jarbas Aragão

Resultado de imagem para trump muro das lamentações
Trump promete que Israel terá "acordo final" de paz

Durante uma reunião com líderes judeus americanos, o presidente dos EUA Donald Trump afirmou que serão retomadas as negociações de paz no Oriente Médio até o final do ano.

“Tenho muita esperança de que veremos progressos significativos antes do final do ano. O embaixador David Friedman, Jared, Jason e o resto da equipe estão trabalhando muito para conseguir um acordo de paz. Eu acho que é algo que realmente poderá acontecer”, afirmou Trump, de acordo com o comunicado divulgado pela Casa Branca.

Trump entregou a seu genro e conselheiro Jared Kushner, que é judeu, e Jason Greenblatt, enviado especial para a negociação da paz, a condução dos acordos.

O presidente negou as acusações que seja antissemita. “Os Estados Unidos sempre apoiarão Israel, não só por causa da parceria de segurança que é vital para nossos países, mas também por causa dos valores compartilhados entre os dois povos. E eu posso te dizer de forma pessoal, que estive em Israel recentemente, eu amo Israel”, assegurou.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reuniu-se com Trump em Nova York na segunda-feira, às vésperas da Assembleia-Geral da ONU. Desde que assumiu o poder, o presidente americano vem falando sobre a necessidade de melhoras da relação com Israel, mas ele ainda não apresentou planos concretos para a retomada do processo de paz.

Apesar das críticas recebidas nos EUA e no exterior sobre as chances de conseguir qualquer avanço rápido, uma vez que seu governo ainda não articulou uma estratégia clara, Trump descreveu a paz entre israelenses e palestinos como “o acordo final”.

“A paz entre os palestinos e Israel seria uma realização fantástica, e nós vamos absolutamente dar uma chance. Eu acho que há uma boa chance de que isso aconteça. A maioria das pessoas diz que ‘não há chance'”, insistiu Trump durante o encontro com Netanyahu.

“Eu acredito que Israel gostaria de ver isso. Acredito que os palestinos gostariam de ver. Posso dizer-lhe que o governo Trump gostaria de ver. Então estamos trabalhando muito nisso; veremos o que acontece. Historicamente, as pessoas dizem que isso não pode acontecer. Eu digo que pode acontecer”, finalizou.

O bilionário deverá se reunir com o presidente da Autoridade Palestina Mahmoud Abbas esta semana. Com informações de Times of Israel e Reuters

Fonte:https://noticias.gospelprime.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário