segunda-feira, 17 de junho de 2024

Jogador diz que fé o ajudou em momentos difíceis: ‘Oro e leio a Bíblia diariamente’

Chris Führich relatou que sua relação com Deus se tornou mais intensa conforme orava e lia a Bíblia.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE EVANGELICAL FOCUS

Chris Führich. (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/Jeollo von VfB-exklusiv.de)

O jogador de futebol Chris Führich, que representa a Alemanha na competição Euro 2024, contou como seu relacionamento com Deus influencia sua vida.

O cristão, de 26 anos, estreou recentemente na seleção nacional alemã para disputar o Campeonato Europeu de Futebol de 2024 (Euro 2024).

Esta é a 17ª edição do campeonato quadrienal de seleções europeias organizado pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA). O evento iniciou no dia 14 de junho e irá até 14 de julho, na Alemanha.

Em meio ao destaque nos jogos, Chris também chamou atenção pelas suas públicas declarações de fé.

“Oro muito e leio muito a Bíblia. Fazer isso me dá uma sensação muito, muito boa, e se fizer isso tenho muita força”, disse ele à emissora RTL dias antes do início do Euro 2024.

O jogador possui 'tempos de silêncio' em sua rotina, que são horários separados “à noite, antes de dormir e de manhã, ao acordar”, para falar com Deus.

Em entrevista ao portal BW24, ele explicou que orar todos os dias o ajudou a superar momentos difíceis: “A fé cristã sempre fez parte de mim, mas se tornou cada vez mais intensa nos últimos anos porque me envolvi mais com ela. Conheci pessoas e fiz conexões. Estou feliz e grato por isso”.


Relacionamento com Deus

No Instagram, o jogador gosta de usar versículos bíblicos para descrever momentos importantes de sua carreira. Em sua biografia, ele afirma: “Jesus é o Senhor”.

No dia em que estreou na seleção alemã, ele compartilhou a passagem bíblica em Colossenses 3:17, que diz: “Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai”.

“Incrivelmente orgulhoso e grato pela minha estreia internacional”, escreveu o atleta e acrescentou o texto bíblico de Salmo 37.4: “Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos

desejos do seu coração”.

Outro jogador da seleção alemã que também se destaca por sua fé cristã é o zagueiro Benjamin Heinrichs (Benny). Em um vídeo publicado no YouTube, ele contou:

“Minha mãe trouxe a fé cristã para dentro de nossa casa. Meu versículo bíblico favorito, que oro no campo de futebol, é o Salmo 27:14: 'Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor'”.

Segundo o Evangelical Focus, a Alemanha é uma das grandes favoritas à conquista do título da Euro 2024, e tem a vantagem de jogar em casa.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Pesquisadores alemães decodificam o primeiro registro escrito da infância de Jesus

Papirologistas decifraram fragmento como a cópia mais antiga conhecida do Evangelho da Infância de Tomé.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA HUMBOLDT-UNIVERSITÄT ZU BERLIN

Fragmento de papiro dos séculos IV a V. (Foto: Staats- und Universitätsbibliothek Hamburg/Marca de Domínio Público 1.0)

Durante décadas, um fragmento de papiro identificado pelo número de inventário P.Hamb.Graec. 1011 permaneceu despercebido na Biblioteca Estadual e Universitária Carl von Ossietzky, em Hamburgo, na Alemanha.

Recentemente, os papirologistas Dr. Lajos Berkes, do Instituto de Cristianismo e Antiguidade da Humboldt-Universität zu Berlin (HU), e o professor Gabriel Nocchi Macedo, da Universidade de Liège, na Bélgica, identificaram o fragmento como a cópia mais antiga conhecida do Evangelho da Infância de Tomé.

A descoberta é considerada significativa para o campo de pesquisa, já que o manuscrito remonta aos primórdios do Cristianismo. Até agora, um códice do século XI era a versão grega mais antiga conhecida do Evangelho de Tomé, que provavelmente foi escrita no século II d.C. O Evangelho narra episódios da infância de Jesus e é um dos apócrifos bíblicos.

Embora esses escritos não tenham sido incluídos na Bíblia, suas histórias eram muito populares e difundidas na Antiguidade e na Idade Média.

Novos insights sobre a transmissão do texto

“O fragmento é de extraordinário interesse para a pesquisa”, diz Lajos Berkes, professor da Faculdade de Teologia da Humboldt-Universität. “Por um lado, porque conseguimos datá-lo entre os séculos IV e V, tornando-o a cópia mais antiga conhecida. Por outro lado, porque conseguimos obter novos insights sobre a transmissão do texto.”

“Nossas descobertas sobre esta cópia grega tardia da obra confirmam a avaliação atual de que o Evangelho da Infância segundo Tomé foi originalmente escrito em grego”, diz Gabriel Nocchi Macedo da Universidade de Liège.

Decifrando com a ajuda de ferramentas digitais

O fragmento, medindo aproximadamente 11 x 5 centímetros, contém treze linhas em letras gregas, com cerca de dez letras por linha, e é originário do antigo Egito tardio.

Por muito tempo, o papiro passou despercebido, pois seu conteúdo era considerado insignificante. “Pensava-se que fazia parte de um documento cotidiano, como uma carta particular ou uma lista de compras, devido à caligrafia bastante desajeitada”, explica Berkes.

“Notamos pela primeira vez a palavra Jesus no texto. Depois, comparando-o com vários outros papiros digitalizados, deciframos letra por letra e rapidamente percebemos que não poderia ser um documento cotidiano.”

Usando outros termos-chave como “canto” ou “ramo”, que os papirologistas pesquisaram em outros textos cristãos primitivos, reconheceram que se tratava de uma cópia do Evangelho da Infância segundo Tomé.

“A partir da comparação com manuscritos já conhecidos deste Evangelho, sabemos que o nosso texto é o mais antigo. Segue o texto original, que de acordo com o estado atual da pesquisa foi escrito no século II d.C.”

Conteúdo e origem do papiro

Os dois pesquisadores acreditam que o exemplar do Evangelho foi criado como um exercício de escrita em uma escola ou mosteiro, indicado, entre outras coisas, pela caligrafia desajeitada e pelos traços irregulares.

As poucas palavras do fragmento mostram que o texto descreve o início da "vivificação dos pardais", um episódio da infância de Jesus que é considerado o “segundo milagre” do Evangelho apócrifo de Tomé: Jesus brinca em um riacho caudaloso e molda doze pardais com o barro macio que encontra na lama. Quando seu pai, José, o repreende e pergunta por que ele está fazendo tais coisas no santo sábado, Jesus, aos cinco anos, bate palmas e dá vida às figuras de barro.

terça-feira, 11 de junho de 2024

Atriz recusa trabalhos que não honram a Deus: ‘Ser cristão em Hollywood é um desafio’

Emily Rose contou que a arte é sua missão: “Trabalhei para integrar minha fé na minha arte o tempo todo”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE CROSSWALK HEADLINES

Emily Rose. (Foto: Reprodução/Instagram/Emily Rose)

A atriz Emily Rose destacou como Deus está presente em sua carreira. Em uma entrevista recente, Emily relembrou seus primeiros passos em direção à vontade do Senhor e os desafios para permanecer fiel.

Antes de ser atriz, Emily tinha o sonho de se tornar veterinária. Mas, após uma experiência com animais feridos, ela reconheceu que “Deus tinha outros planos”.

Tempo depois, ela se interessou pela carreira artística e passou a estudar teatro na “Vanguard University”, uma escola cristã na Califórnia. Lá, seus professores disseram:

“Se é isso que Deus chamou você a fazer então Ele vai abrir completamente as portas para onde você precisa ir”, relembrou Emily à Crosswalk Headlines.

“Trabalhei para integrar minha fé na minha arte o tempo todo, e apenas perguntando ao Senhor: 'Onde Você quer que eu esteja? E para onde Você me enviaria?'. É como um campo de missão”, acrescentou.

De 2011 a 2015, Emily estrelou “Haven” no canal de TV americano Syfy. E também atuou em ER e NCIS. Atualmente, a atriz faz parte do elenco de “Destination Heaven”, uma nova série cristã no Great American Pure Flix.

A produção aborda pessoas comuns enquanto elas experimentam eventos extraordinários e ficam cara a cara com Deus, sendo interpretado pelo ator Harry Lennix de “Batman vs. Superman” e “Homem de Aço”.



Sobre a nova série, Emily contou: “Fiquei tão emocionada quando vi que Harry estava interpretando Deus, e isso me ajudou a querer participar porque eu sabia que seria um ótimo desempenho, o que é tão importante ao abordar esse tipo de material em que você está realmente conversando com Deus. A produtora executiva Dean Batali queria pessoas de fé para os papéis”.

No 1º episódio, a atriz retrata uma empresária ocupada que interage com um sem-teto. Segundo Emilly, este e os outros episódios narram momentos em que Deus “nos aperfeiçoa e meio que nos amadurece de uma maneira mais profunda com nossa fé”.

“Ser cristão em Hollywood tem seus desafios. Escolher viver um estilo de vida um pouco separados de sua arte pode ter consequências financeiras”, afirmou a atriz.

Por sua fé em Deus, Emily recusou alguns trabalhos que não estavam alinhados com seus valores e princípios.

“Mas isso realmente ajuda o seu amadurecimento espiritual”, concluiu.

Confira o trailer (disponível apenas em inglês):

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Pastor ora em posse do presidente de El Salvador: ‘Deus dará vitória sobre seus inimigos’

Assim como no 1º mandato de Nayib Bukele em 2019, o pastor Dante Gebel participou orando pelo presidente e pelo país.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN POST

Posse de Nayib Bukele à presidência de El Salvador. (Captura de tela/YouTube/AFP)

A posse de Nayib Bukele para seu segundo mandato como presidente de El Salvador contou com a bênção e orações do renomado pastor argentino Dante Gebel.

O pastor orou pelo presidente, que foi o primeiro na era democrática de El Salvador a conseguir a reeleição imediata, declarando:

“Pedimos a bênção para o presidente, sua família, os membros do gabinete, a Assembleia Legislativa, a Corte Suprema e todos aqueles que têm responsabilidade na liderança desta nação, a República de El Salvador”.

“Deus dará a El Salvador a vitória sobre seus inimigos, enormes exércitos poderão vir contra você em ordem de batalha, mas terão que fugir em completa desordem. Se você obedecer a Deus, Ele cumprirá essa promessa”, disse o pastor, referindo-se à passagem de bênção em Deuteronômio 28:7.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), o pastor declarou: "Abençoe nosso amado El Salvador!"


¡Bendiciendo a nuestro querido El Salvador! @nayibbukele pic.twitter.com/gVIBBK7U4z— Dante Gebel (@DanteGebelOk) June 1, 2024

‘Não adorar falsos deuses’

O pastor também se referiu a 2 Crônicas 7:14, citando: “Se o meu povo se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se arrepender da sua má conduta, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

Gebel destacou que “se os salvadorenhos obedecerem aos mandamentos e não adorarem falsos deuses, El Salvador será o país mais importante do mundo”.

O pastor argentino Dante Gebel ora na posse de Nayib Bukele. (Captura de tela/TV Salvadorenha)

Segundo Publinews, Gebel profetizou que o país centro-americano olha para um futuro econômico promissor, pois afirmou que o menor país da América Central não precisará de empréstimos.

“Em tudo que você fizer, você fará bem. Você nunca pedirá emprestado, terá bastante e emprestará", teria declarado Dante, novamente aludindo a Deuteronômio 28.

‘Estamos mudando o país’

Como era previsto, o presidente destacou os resultados de sua política de segurança, que foi o ponto central de seu primeiro mandato e um dos principais fatores que contribuíram para sua vitória esmagadora nas eleições de 4 de fevereiro, garantindo a Bukele um segundo mandato.

“Em cinco anos, revertemos uma situação que estava sem solução há mais de meio século, com mais de 70 mil terroristas que controlavam o país e deixaram mais mortos do que o conflito armado”, disse.

O presidente salvadorenho pediu aos presentes que não “perdessem a perspectiva”.

“Não estamos apenas mudando um país, estamos mudando um paradigma”, explicou, e enfatizou que “aos poucos, começamos a criar algo muito mais significativo: um espelho onde agora toda a América Latina se vê”.

Ainda em seu discurso, o presidente agradeceu ao povo salvadorenho e destacou especificamente sua gratidão e honra a Deus. “Alcançamos o inimaginável [...] com a glória de Deus e com a Sua sabedoria”, disse ele.

Entre os convidados especiais estavam o rei da Espanha, Felipe VI, o presidente argentino Javier Milei, além de outras autoridades como Santiago Peña do Paraguai, Rodrigo Chávez da Costa Rica, Daniel Noboa do Equador e Xiomara Castro de Honduras, entre outros.

Sem unanimidade

Mas nem todos os pastores e líderes evangélicos apoiam o presidente. “Há uma manipulação das eleições e das regras do jogo” para que o presidente Bukele permaneça no poder, denunciou o pastor geral da Missão Cristã Elim, Mario Vega , líder da segunda maior congregação evangélica de El Salvador.

“Há uma agenda que consiste na concentração de poder, na ocultação de informações, na gestão discricionária do dinheiro que está mais clara do que nunca, e agora na manipulação das eleições e das regras do jogo com o propósito de se perpetuarem no poder, não há mais dúvida", enfatizou Vega ao ser entrevistado por um meio de comunicação salvadorenho.