terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Coreia do Norte recebe pedido de libertação de missionários

Há dez anos, o missionário sul-coreano Choi Chun-gil está preso

Fonte: Portas Abertas

Outros dois missionários sul-coreanos foram presos por anunciar o evangelho na Coreia do Norte (foto representativa)

A República da Coreia (Coreia do Sul) pediu oficialmente à Coreia do Norte que liberte o missionário Choi Chun-gil, que foi preso exatamente há dez anos. Além dele, outros dois missionários foram presos. Desde que foram condenados à prisão perpétua e trabalhos forçados, o estado norte-coreano não divulgou nenhuma informação sobre seu paradeiro ou bem-estar. As famílias permanecem sem saber se eles estão vivos ou mortos.

Em uma declaração, o governo sul-coreano disse: “O missionário Choi Chun-gil foi preso ilegalmente pelas autoridades norte-coreanas em dezembro de 2014 e condenado a sentença perpétua de reeducação por meio do trabalho, ou seja, trabalho forçado, em 23 de junho de 2015. Atualmente, três missionários – Choi Chun-gil, Kim Jung-wook, Kim Kook-kie – estão presos na Coreia do Norte. A prática de deter injusta e arbitrariamente missionários é uma tentativa flagrante de oprimir a liberdade de religião ou crença e silenciar a voz da comunidade internacional que clama por direitos humanos para o povo norte-coreano”.

Esses missionários não são as únicas pessoas presas por motivos relacionados à fé. A Portas Abertas, que serve cristãos perseguidos, estima que entre 50 e 70 mil cristãos estejam em prisões e campos de trabalho forçado na Coreia do Norte. Nenhum outro país no mundo encarcera tantas pessoas simplesmente por acreditar em Deus.

Imagens raras mostram cristãos presos

A rádio sul-coreana KBS obteve imagens raras mostrando um homem e uma mulher que foram presos por sua fé. O vídeo revela que esse casal foi treinado em “fortalezas inimigas” antes de infiltrar-se na Coreia do Norte. Nas imagens, os cristãos são mantidos sob a mira de armas, enquanto confessam seu “crime”: tentar convencer soldados a colocar a fé em Deus acima da liderança suprema do país.

Recentemente, autoridades norte-coreanas negaram publicamente que o país restrinja cristãos. No entanto, a perseguição generalizada está bem documentada. O relatório “Prisão sem Grades”, de 2008, expôs em detalhes a perseguição sistemática de xamanistas e cristãos. Há poucos budistas ou pessoas de outras religiões no país.

A Comissão de Inquérito das Nações Unidas descobriu que os abusos dos direitos humanos ainda são flagrantes. Em meio a tudo isso, os cristãos norte-coreanos disseram à Portas Abertas que valorizam as orações dos cristãos em todo o mundo. Um cristão secreto disse: “O fato de vocês estarem conosco é prova de que Deus não nos esqueceu”.

Receba a Lista Mundial da Perseguição 2025 primeiro


Falta pouco para o lançamento da Lista Mundial da Perseguição 2025, o ranking com os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos. Cadastre-se para receber em primeira mão e saber como ajudar a Igreja Perseguida.