FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO BAPTIST PRESS
Wayne e Lori Mote ao lado do pastor Anthony George, durante um culto de Páscoa. (First Baptist Atlanta/Jeffrey B. Rogers)
Durante um período de dois anos e meio, Wayne Mote se dedicou ao treinamento para se tornar um Ironman, um título concedido aos que conseguem completar uma extenuante jornada que inclui uma pedalada de 300 quilômetros, uma maratona completa de 42 quilômetros e natação de 3,8 quilômetros.
Passados seis meses desde a conquista de um título reservado somente para atletas de elite, Wayne Mote desmaiou durante uma prova de triatlo menos desgastante em Peachtree City. Ele já havia completado as etapas de natação e ciclismo e seguia em direção à linha de chegada quando sofreu o desmaio.
No entanto, no domingo de Páscoa, o atleta entrou na Primeira Igreja Batista de Atlanta levado por sua esposa e filho, onde testemunhou o poder de Cristo em sua vida. Sua história comovente foi apresentada em um vídeo emocionante e em uma entrevista com o pastor Anthony George.
Uma história de amor
Wayne e sua esposa, Lori, se conheceram na igreja.
“Numa manhã de domingo, em 1984, o pastor da faculdade disse: 'Vire-se e conheça alguém'. Virei-me para Wayne e disse: 'Sou Lori'. Ele disse: 'Eu sou Wayne'. Foi assim que nos conhecemos. Nós dois éramos estudantes da Georgia Tech naquela época. Na manhã seguinte, percebemos que estávamos na mesma aula de cálculo. Começamos a estudar juntos e acabamos nos apaixonando. Ironicamente, nos casamos no Dia da Mentira de 1989.
Atualmente, o casal tem quatro filhos adultos: John David e sua irmã gêmea Joy, Clay e Kirk. Eles cresceram na Primeira Igreja Batista e participaram ativamente de diversas atividades e ministérios, incluindo a Peça da Paixão, jantares teatrais e coros estudantis. Durante esse período, Wayne e Lori se envolveram nas atividades de seus filhos na igreja, suspendendo seus próprios interesses e atividades pessoais para cumprir com alegria o papel de pais.
Quando os filhos cresceram e com mais tempo disponível, Wayne um dia expressou o desejo de se tornar um Ironman, título concedido aos vencedores de um triatlo de longa distância.
"Por que você gostaria de fazer isso?", sua esposa Lori perguntou.
“Eu só não quero que a coisa mais difícil que já fiz fique no meu passado”, disse ele. “Também quero que nossos filhos continuem olhando para frente, continuem a realizar grandes coisas e se concentrem em novos objetivos, independentemente do estágio da vida.”
Suporte de vida
Enquanto Lori estava do lado norte da cidade naquele fatídico dia, ela recebeu uma ligação informando que Wayne havia sofrido um grande incidente durante a corrida e precisava ser levado ao hospital. Ao chegar lá, o médico explicou que Wayne não estava em morte cerebral, seu tronco cerebral estava intacto, mas seu cérebro havia sofrido danos graves.
“Precisamos tirá-lo do suporte de vida”, disse o médico.
Lori perguntou a ele: “Existem outras opções?”
Um segundo médico respondeu: “Estou disposto a fazer uma nova varredura nele em três meses”.
“Esse se tornou meu foco”, disse Lori. “Eu sabia que tínhamos três meses para ver o que Deus poderia fazer?”
Em 2022, Wayne passou 10 semanas no Hospital Piedmont, seguidas por nove semanas no Shepherd Center como paciente internado e mais 20 semanas como paciente ambulatorial no mesmo centro. Neste verão, ele voltará ao Shepherd Center para receber terapia adicional.
“Enquanto estava no Piemonte, tentei estimular o cérebro de Wayne com qualquer tipo de objeto sensorial que pudesse encontrar”, disse Lori. “Um dia, o médico de cuidados paliativos do Piemonte nos permitiu trazer um cachorro para a UTI. Colocamos a mão de Wayne na cabeça do cachorro e ele a esfregou. Eu pensei: 'Ele está respondendo. Ele está lá'”.
“No Shepherd Center, toda a família foi treinada para fazer terapia ocupacional, física e da fala. Estou imensamente grata pela equipe do EMS, pelas enfermeiras e pelos médicos da Clínica Shepherd, porque é onde os milagres acontecem todos os dias”, continuou Lori.
Gratos à igreja
“Também sou grata pela ajuda tangível de nossa igreja – as refeições, o dinheiro e o apoio. Houve quem atendesse necessidades que nem sabíamos que tínhamos.”
Wayne, que ainda tem dificuldade para falar, disse: “A igreja tem sido uma bênção para toda a nossa família. Estamos muito animados com o próximo capítulo. O Dr. George tem sido uma bênção para nós.”
No domingo, durante uma entrevista com Wayne e Lori na plataforma da igreja, o pastor compartilhou mais sobre a história dos Mote.
“Este não é o primeiro desafio que os Motes enfrentam na vida”, disse ele. “Vários anos atrás, Lori teve um grande tumor cerebral que exigiu uma cirurgia de 14 horas com um longo processo de recuperação envolvendo terapia para ajudá-la a aprender a andar e falar novamente. Os pais de Lori, os Lanfords, que eram membros fiéis aqui na Primeira Igreja Batista, morreram relativamente jovens. Seu pai morreu de doença espontânea de Creutzfeldt-Jakob, uma doença rara que afeta um em um milhão; e sua mãe teve câncer de ovário e morreu quatro anos depois”.
“A recuperação de Wayne tem sido desafiadora, para dizer o mínimo. Durante sua reabilitação, ele avançava dois passos em seu processo de recuperação e dava quatro passos para trás devido a problemas como pneumonia, Covid-19, pedras nos rins ou infecções”.
George concluiu: “Wayne está aqui hoje porque sua esposa nunca desistiu. Ela tem sido incansável em sua busca para ajudá-lo a recuperar seu bem-estar físico e cognitivo. Ela praticamente arrombou a porta para levá-lo ao Shepherd Center. Lori, temos uma dívida de gratidão com você porque você está de plantão 24-7-365. Isso não é o que queríamos, e não é o final do livro de histórias que você ou Wayne queriam, mas vocês dois demonstraram fé em Deus. Você mostrou determinação. Você mostrou coragem e luta. Você me inspirou e fortaleceu minha fé como seu pastor. Devo fortalecer sua fé, mas você fortaleceu minha fé e quero agradecer por seu exemplo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário