quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Brasil registra 212,5 milhões de habitantes e aumento de evangélicos, segundo IBGE

A projeção atual representa um aumento de 4,68% em relação ao que foi revelado pelo Censo de 2022.

Fonte: Guiame, com informações do g1 e Terra

O estado de São Paulo segue na liderança, com 45,9 milhões de habitantes. (Foto ilustrativa: Unsplash/Monica Silva)

A população brasileira é estimada em 212.583.750 habitantes, conforme os dados atualizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (29).

A estimativa, que inclui o total de habitantes em estados e municípios, considera a contagem de pessoas até 1º de julho de 2024. Os dados foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU).

A projeção atual representa um aumento de 4,68% em relação ao que foi revelado pelo Censo de 2022.

Acompanhando o crescimento populacional brasileiro, o número de evangélicos também cresceu significativamente, aumentando cerca de 61,5% em dez anos e somando 16 milhões de novos fiéis, conforme um levantamento divulgado com base no Censo 2010 do IBGE. O estudo também revelou a continuidade na queda do número de católicos no país.

"Temos notado um declínio acentuado da população católica no Brasil, e essa é uma tendência observada nos Censos de 1991, 2000 e 2010", afirmou o pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Cláudio Dutra.

"No crescimento da população evangélica como um todo, os pentecostais puxam o crescimento", acrescentou.

Entre 2000 e 2010, o número de evangélicos no Brasil aumentou de 26,2 milhões para 42,3 milhões, elevando sua proporção na população de 15,5% para 22,2%.

Em 1991, essa proporção era de apenas 9%. A pesquisa inclui diversas correntes evangélicas, como missionários e pentecostais.

Contagem anterior

Em outubro de 2023, após ajustar os números iniciais do Censo, o IBGE informou que a população brasileira era de 203.080.756 pessoas, enquanto a contagem anterior havia registrado 203.062.512 brasileiros.

Apesar do aumento registrado até julho de 2024, o IBGE recentemente anunciou que a população do Brasil deve começar a diminuir em 2042, seis anos antes do previsto até 2018.

Na última quarta-feira, o Instituto divulgou novas projeções indicando que, até 2041, a população brasileira deverá continuar crescendo, alcançando 220 milhões de pessoas. No entanto, a partir de 2042, a população começará a diminuir, prevendo-se que atinja 199,2 milhões de pessoas até 2070.

Assim, 2042 é o novo ponto de inflexão calculado pelo IBGE. Esse ponto marca a estimativa de quando a população de um local deixará de crescer e começará a diminuir.

As contagens populacionais são essenciais porque fornecem referências para diversos indicadores sociais, econômicos e demográficos do país.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

“É um milagre que eu esteja aqui”, diz refém que ficou 245 dias em poder do Hamas

Noa Argamani, que foi mantida 8 meses em cativeiro pelo Hamas, revelou que, antes de dormir, pensava que seria sua última noite viva.

Fonte: Guiame, com informações do g1 e NBC

Noa Argamani relata sobre cativeiro em Gaza. (Captura de tela/YouTube/NBC News)

Noa Argamani, que foi sequestrada durante a invasão do grupo terrorista Hamas a Israel em 7 de outubro, falou pela primeira vez sobre sua experiência traumática desde seu resgate.

Ela revelou seus pensamentos durante o cativeiro, compartilhando que, todas as noites, ia dormir acreditando que "seria minha última noite viva".

A jovem de 26 anos compartilhou sua experiência em cativeiro durante um encontro com a ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, na quinta-feira (22).

Noa foi uma das reféns que apareceram em vídeos divulgados pelo próprio Hamas. Ela ganhou notoriedade internacional ao ser filmada na garupa de uma motocicleta, sendo levada para Gaza.


The documentation of Noa Argamani being kidnapped by Hamas terrorists during NOVA party on a motorcycle has become one of the symbols of October 7th. Since then, her friends have been fighting for her release alongside her mother's battle with cancer@NOFARMOS | #KanIsraelstory pic.twitter.com/sjP78gw6Cc
— כאן חדשות (@kann_news) November 15, 2023

Seu rosto se tornou um símbolo do ataque de 7 de outubro depois de ser exibido na capa do Mail on Sunday. No vídeo, ela estende a mão para seu namorado, Avinatan Or, enquanto implora aos seus captores: “Não me matem!”

Oito meses de cativeiro

Noa passou 245 dias em cativeiro antes de ser resgatada em uma operação dramática em um prédio aparentemente localizado em Nuseirat, na Faixa de Gaza, no dia 8 de junho.

“E neste momento em que ainda estou sentada com vocês, é um milagre que eu esteja aqui. É um milagre ter sobrevivido ao dia 7 de outubro, ter sobrevivido a esse bombardeio e ter sobrevivido também ao resgate”, completou.

A israelense também reforçou os apelos pela libertação de Avinatan Or e dos 115 reféns que ainda estão em poder do Hamas, afirmando: “Precisamos trazê-los de volta antes que seja tarde demais.”

Na conversa, ela relatou como “lutou até o último momento” para permanecer “lado a lado” com o amor de sua vida naquele dia.

“Ainda não consigo entender o fato de que agora estou aqui e você, meu amado, ainda está aí, vivendo todos os dias com medo sem fim”, disse ela.

Noa Argamani, de 26 anos, que ficou 8 meses sob custódia do Hamas na Faixa de Gaza. (Captura de tela/Vídeo Hamas)

Com câncer em estágio quatro, sua mãe temia não viver o suficiente para ver a filha novamente. Ela implorou ao Hamas para libertá-la e pediu aos governos israelense e americano que a trouxessem de volta para casa.

Após finalmente se reunir com Noa em junho, Liora “passou seus últimos dias ao lado de sua filha, que retornou do cativeiro, e de sua família próxima”, conforme informou o hospital onde ela estava sendo tratada, em um comunicado anunciando sua morte.

Resgate

Noa e outros três reféns foram resgatados por tropas israelenses na Faixa de Gaza em 8 de junho, durante a maior e mais bem-sucedida operação de resgate da guerra.

A jovem foi vista sendo conduzida por seus resgatadores até um carro, antes de ser retirada de Gaza em um helicóptero militar e levada em segurança para um hospital em Ramat Gan, Israel.

Três comandos da Yamam, a unidade nacional antiterrorismo de Israel que participou do resgate, relataram que a primeira coisa que Noa fez ao ser resgatada foi perguntar sobre sua mãe.

Em uma entrevista à revista israelense Walla, um dos comandos relatou: “A primeira pergunta dela foi se a mãe dela ainda estava viva. Eu respondi que sim.”

“Ela olhou para a direita e para a esquerda para nós e perguntou novamente se tínhamos certeza. Nós dissemos que sim, ‘é por isso que viemos, para trazer você de volta para sua mãe.”

Apesar do trauma indescritível de ter passado 245 dias em cativeiro e de ter perdido sua mãe para um câncer no cérebro no mês passado, Noa está usando todas as suas forças para lutar pela libertação de Avinatan e dos outros reféns.

Recentemente, ela viajou para Washington, DC, com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para pressionar os políticos a trabalharem em um acordo.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Mais de 30 jogadores de time são batizados em universidade nos EUA

A Carson-Newman University celebrou a conversão dos jogadores do seu time de futebol americano.

Fonte: Guiame, com informações de CrossWalk

O batismo foi realizado em um riacho. (Foto: X/Carson-Newman University).

Uma universidade cristã nos Estados Unidos está comemorando a conversão de 31 jogadores de seu time de futebol americano, após terem um encontro com Jesus.

Na quarta-feira (21), a Carson-Newman University, em Jefferson City, no Tennessee, realizou o batismo dos atletas universitários em um riacho, após o treino da equipe.

“O Senhor continua a se mover de maneira poderosa em nosso campus, e estamos muito entusiasmados com as decisões desses alunos de seguir a Cristo!”, afirmou a universidade, em uma postagem no X.

O batismo foi realizado em um riacho. (Foto: X/Carson-Newman University).

Em comunicado, a faculdade comentou que é tradição da Carson realizar batismos no riacho Mossy Creek. Mas o último batismo foi um marco histórico, com o maior número de batizados já registrado.

“Eu disse aos caras hoje que, obviamente, queremos ganhar muitos jogos e queremos ganhar campeonatos, mas vencemos o campeonato final hoje. Ver 31 caras entregarem suas vidas a Cristo esta manhã e professar isso publicamente é realmente especial", declarou o técnico do time, Ashley Ingram.

Praise Jesus ✝️@cnfootball x #TalonsUp x @carson_newman_u pic.twitter.com/hQaX3fGWev— Carson-Newman Athletics (@CN_Eagles) August 22, 2024

Quando Ashley assumiu a liderança do time universitário, também possuía o propósito de alcançar jovens para Cristo.

"Eu disse que se pudéssemos trazer jovens para cá que não conhecem a Cristo, isso poderia ter ramificações eternas. Ver isso hoje foi obviamente muito agradável”, ressaltou ele.

O time de futebol americano da Carson já ganhou cinco campeonatos nacionais da National College Athletics Association (NCAA).

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Nicarágua fecha mais 1.500 ONGs, muitas delas de igrejas evangélicas

O governo de Daniel Ortega ainda determinou o confisco dos bens das organizações, incluindo imóveis.

Fonte: Guiame, com informações de CBN News

Igreja na Nicarágua. (Foto: Imagem ilustrativa/Facebook).

O governo ditatorial da Nicarágua fechou mais 1.500 Organizações Não-governamentais (ONGs), muitas delas de igrejas evangélicas.

O governo de Daniel Ortega ordenou o cancelamento do status legal das organizações, após o Ministério do Interior determinar que as ONGs não haviam cumprido suas obrigações de informar movimentações financeiras, durante períodos que variam de 1 a 35 anos.

As autoridades alegaram que a falta de relatórios financeiros detalhados – com dados sobre receitas, despesas, balanços e detalhes das doações – dificultava o controle e a supervisão da Direção Geral de Registro e Controle do Ministério do Interior.

De acordo com o governo nicaráguo, a não prestação de contas causou incerteza sobre a identidade dos gestores que geriam os recursos e executavam os projetos das ONGs.

O Ministério do Interior da Nicarágua ainda determinou que os bens, incluindo imóveis, das organizações fechadas sejam transferidos para o Estado.

Entre as ONGs banidas estão: Associação Igreja Casa del Rey, Associação de Igrejas Santidade a Jeová Pentecostal, Associação Evangélica Reverendo Santos Acosta, Asociación Iglesia Cristiana la Roca na Nicarágua, Associação Evangelística Jesus Cristo "A Videira Verdadeira", Associação Cristã "Igrejas Evangélicas Romanos 8:28", Associação do Ministério Apostólico, Visão 20/20, Fundação Vida com Propósito, Associação de Fraternidade de Pastores Evangélicos da Nicarágua, Associação Conselho Internacional de Igrejas Evangélicas o Príncipe da Paz, entre outras.

Desde o início dos protestos populares em 2018, o governo já dissolveu mais de 3.550 ONGs, sendo que várias delas eram evangélicas.

Repressão na Nicarágua

A Nicarágua enfrenta uma crise política, social e de liberdades que se agravou após as polêmicas eleições gerais realizadas em 7 de novembro de 2021, quando Daniel Ortega foi reeleito para um quinto mandato.

Durante os últimos quatro mandatos, a esposa de Ortega, Rosario Murillo, ocupou o cargo de vice-presidente da Nicarágua. No entanto, durante esse período, os principais opositores políticos do casal encontram-se presos ou exilados.

Além de entrar em conflito com a Igreja Católica, o governo fechou inúmeras entidades, apropriando-se de seus bens.

Perseguição aos evangélicos

Os cristãos evangélicos também enfrentam perseguição, tornando-se alvos de repressão e restrições em sua liberdade religiosa.

A organização Portas Abertas, que incluiu a Nicarágua no 30º lugar em sua Lista Mundial de Observação de 2024, destaca que "a hostilidade para com os cristãos na Nicarágua continua a se intensificar, sendo aqueles que se manifestam contra o presidente Ortega e o seu governo vistos como agentes desestabilizadores".

O diretor do ministério Mountain Gateway, John Britton Hancock, é um missionário norte-americano que está sendo procurado pelo regime da Nicarágua.

Em entrevista ao site de notícias latino-americano Evangelico Digital, ele denunciou que "neste momento, há cem pastores presos".

sábado, 10 de agosto de 2024

Ginasta italiana usa louvor em sua performance nas Olimpíadas

Sofia Raffaeli se apresentou ao som de “Rescue”, da cantora cristã Lauren Daigle, nas classificatórias da ginástica rítmica individual.

Fonte: Guiame

Sofia Raffaeli se apresentou ao som de “Rescue”. (Foto: Reprodução/YouTube/CazéTV).

A ginasta italiana Sofia Raffaeli usou um louvor em sua apresentação no individual geral da ginástica rítmica, nos Jogos Olímpicos de Paris, na França.

Na quinta-feira (8), a atleta, de 20 anos, competiu nas classificatórias com arco, ao som da canção “Rescue” da cantora cristã Lauren Daigle.

A letra fala sobre como Deus resgata o cristão em momentos de batalhas: “Vou enviar um exército para encontrá-lo/ No meio da noite mais escura/ Eu nunca vou parar de marchar para chegar até você/ No meio da luta mais difícil/ É verdade, eu vou te resgatar”.

O público vibrou com a apresentação emocionante de Sofia, que terminou em 1° lugar e se classificou para a final da ginástica rítmica individual

Na manhã desta sexta-feira (9) aconteceu a competição da final e a italiana conquistou o pódio olímpico com a medalha de bronze.

As competições de ginástica nos Jogos Olímpicos de Paris têm sido marcadas por manifestações de fé. Também hoje (9), a ginasta cristã Victória Borges, da equipe brasileira de ginástica rítmica, louvou a Deus e orou em línguas, após competir lesionada.

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

“Orei bastante todos os dias”, diz Rebeca Andrade após conquistar ouro nas Olimpíadas

Rebeca Andrade conquistou sua sexta medalha olímpica com uma pontuação de 14.166 e se tornou a maior medalhista olímpica brasileira.

Fonte: Guiame

Rebeca Andrade. (Foto: Reprodução/YouTube/Olympics)

Após conquistar o ouro na final do solo na manhã desta segunda-feira (5), na Bercy Arena, em Paris, e se tornar a maior medalhista do Brasil em todos os tempos, Rebeca Andrade creditou a vitória a Deus.

Com a pontuação de 14.166, Rebeca recebeu sua quarta medalha nas Olimpíadas de 2024 e a sexta em sua história olímpica.

Em uma entrevista após a vitória, Rebeca contou que se emocionou porque “terminei a competição inteira”:

“Eu orei bastante para Deus todos os dias antes mesmo de vir para cá, pedindo para que aqui fosse uma competição boa, para que eu aproveitasse e conseguisse voltar sem me lesionar, sem que nada de ruim acontecesse”.

E continuou: “Então, o choro foi por isso. Foi o que eu pedi para Deus, eu estou inteira, estou aqui e eu curti. Eu vivi Paris, eu vivi tudo e terminei com chave de ouro. Então, nossa, eu estou explodindo”.

MUITA EMOÇÃO ENVOLVIDA, EU TAMBÉM CHOREI MUITO, REBECA! 😭💖 #GlôNasOlimpíadas #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/uW2B0wFoTf— TV Globo 📺 (@tvglobo) August 5, 2024

Conquistas

No último sábado (3), a ginasta de 25 anos conquistou a medalha de prata em um feito histórico para a Ginástica Artística brasileira nas Olimpíadas de Paris 2024.

Na final do individual geral feminino da ginástica artística, que ocorreu no dia 1 de agosto, Rebeca também conquistou a medalha de prata e o ouro foi para a americana Simone Biles.

Em uma entrevista pós-competição, a medalhista olímpica, que já sofreu três lesões no joelho, superou suas limitações e declarou o agir de Deus durante sua participação nos jogos.

Dona Rosa, mãe de Rebeca, que também estava em oração durante todo o evento olímpico, torceu pelo ouro e testemunhou o agir de Deus nas performances da filha.