quinta-feira, 13 de junho de 2019

“Meu lar foi protegido pela mão de Deus”, diz cristã que viu casa intacta no Iraque

Myriam, que pediu oração pelas crianças refugiadas, ficou conhecida em vídeo ao perdoar o Estado Islâmico.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO SAT-7

Myriam, uma garota cristã iraquiana que surpreendeu o mundo quando perdoou o Estado Islâmico por seu ataque terrorista. (Foto: Reprodução/SAT-7)

Entrevistada pelo programa “Sequela da Esperança”, da emissora cristã SAT-7, que dá voz aos refugiados, Myriam é uma adolescente iraquiana que se tornou conhecida na internet quando perdoou militantes do Estado Islâmico.

Ela estava com 9 anos, quando sua declaração feita à emissora viralizou. Os terroristas haviam expulsado sua família e milhares de cristãos de suas casas no Iraque.

Em entrevista recente, a menina que hoje está com 13 anos acaba de lançar um apelo aos cristãos para continuar a orar e levar esperança às crianças refugiadas. O apelo de Myriam foi feito para o Dia Mundial do Refugiado, que será lembrado em 20 de junho.

Refugiada do Iraque, "berço do cristianismo", a adolescente conquistou milhões de pessoas na TV e na mídia social com uma mensagem de esperança e perdão. "Por favor, por favor, não se esqueça das crianças refugiadas do mundo”, implorou.

De volta ao seu país, Myriam diz que o lar de sua família foi "protegido pela mão de Deus". O ISIS destruiu grande parte de sua cidade natal, mas a casa de Myriam permaneceu de pé.

"Minha mãe me disse: 'Deus está sempre com você. Se você se sentir sozinho, vá falar com Deus'", diz Myriam no “Sequela da Esperança”, filmado em abril. "Jesus é meu amigo, meu irmão, meu tudo", afirmou.

Reconstrução

"Eu sei o que é pensar que você nunca mais verá sua casa ou seus amigos", disse Myriam, cuja família está agora em casa e tentando reconstruir suas vidas.

"As pessoas esquecem rapidamente, mas como cristãos devemos lembrar em nossas orações e em nossa compaixão todas as crianças ao redor do mundo que estão sofrendo por causa da guerra e muitas vezes porque são cristãos", disse.

Myriam tinha apenas nove anos quando a emissora cristã SAT-7 a entrevistou em um campo de refugiados no Curdistão, norte do Iraque. Sua família fugiu para lá pouco antes do Natal de 2014, quando o Estado Islâmico (EI) varreu o país, aterrorizando a população cristã.

"Eu só peço a Deus para perdoá-los", disse Myriam na época, acrescentando que perdoou os próprios combatentes do Estado Islâmico. Depois, ela cantou uma canção de adoração.

O vídeo de Myriam perdoando o EI se tornou viral, atingindo milhões de telespectadores em todo o mundo - com repórteres perguntando como ela poderia perdoar os terroristas. Myriam disse que encontrou conforto e força ao assistir programas cristãos no acampamento, que a ajudaram a crescer em sua fé e perdoar o grupo terrorista.

Em seus momentos mais tristes, saber que os fiéis de todo o mundo estavam orando por ela e por outros cristãos iraquianos – conseguindo assistir aos programas infantis do SAT-7 – Myriam conta que manteve viva sua esperança.

Dia Mundial dos Refugiados

Com mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo desenraizadas de suas casas pela violência e conflitos - incluindo cerca de 31 milhões de crianças - o Dia Mundial dos Refugiados destaca sua "força, coragem e resiliência", diz a agência de refugiados da ONU.

Segundo o UNICEF, o fundo das Nações Unidas para as crianças, 17 milhões de crianças - como Myriam - foram deslocadas por conflitos dentro de seu próprio país em 2017, e 13 milhões de crianças foram forçadas a fugir para outros países em busca de refúgio.

O SAT-7 transmite programas cristãos para lares em todo o Oriente Médio e Norte da África nos canais árabe, farsi e turco, encorajando os fiéis, chamando a atenção para o sofrimento dos cristãos e compartilhando o evangelho com pessoas de origem não cristã que são curiosas sobre o cristianismo.

"A história de Myriam conquistou milhões de corações", disse a CEO da emissora, Rita El-Mounayer, que cresceu no Líbano devastado pela guerra e, assim como Myriam, encontrou um refúgio da guerra assistindo à TV.

"Se quisermos mudar o Oriente Médio, devemos nos concentrar nas crianças. Elas têm toda essa dor, todo esse quebrantamento, mas Deus está usando o SAT-7 para trazer uma mensagem de reconciliação e paz", acredita.

Por causa de suas próprias experiências quando criança, Rita ajudou a lançar o canal pioneiro SAT-7 KIDS para incentivar as crianças a confiar em Deus em meio ao tumulto e a viver sua fé através de atos de bondade e perdão.

Com programas em árabe, farsi e turco, o SAT-7 alcança um vasto público em potencial em todo o Oriente Médio e Norte da África, transmitindo as "boas novas" para países como Irã e Turquia, lar de milhões de pessoas que nunca ouviram o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário