terça-feira, 12 de julho de 2022

Ucrânia precisa de 500 mil Bíblias para suprir demanda pela Palavra de Deus

Vice-presidente da Biblica para Europa e Oriente Médio diz que a alta demanda mostra uma fome “extraordinária” pela Bíblia no idioma ucraniano.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO PREMIER


Aplicativos da Bíblia em ucraniano estão sendo utilizados na Ucrânia. (Foto: Reprodução / Premier)

Antes do início da invasão da Rússia à Ucrânia, em fevereiro deste ano, muitos cristãos se reuniram para orar em lugares públicos. A imagem de um grupo de joelhos, orando na neve (feita há três anos) se tornou viral pelo simbolismo da fé cristã dos ucranianos.

Passados quatro meses do início da guerra, o conflito continua a destruir o país. Cidades foram arrasadas e milhões de pessoas foram deslocadas. Nesse cenário trágico, muitos cristãos continuam a confiar em Deus e dezenas de instituições missionárias permanecem nas fronteiras e na própria Ucrânia prestando ajuda humanitária e espiritual ao povo.

Trevor Wilson, diretor de projetos e parcerias estratégicas MENA-Eurasia da Biblica, informa que em meio à dor, medo e perdas, a esperança e a fé continuam no coração dos ucranianos, provocando fome cada vez maior pela palavra de Deus.

A Igreja na Ucrânia, ao longo dos anos, só tinha acesso às escrituras em russo, ou uma versão ucraniana que servia à Igreja Ortodoxa Russa. Mesmo antes da invasão, essa era uma questão significativa para aqueles que, após a anexação da Crimeia e a ocupação da região de Donbas, veem o russo como a língua do opressor.

Bíblia ucraniana

Por todas essas razões, a Igreja evangélica na Ucrânia tem pleiteado por uma versão contemporânea da Bíblia em língua ucraniana por muitos anos.

Para suprir essa necessidade, a Biblica, a sociedade bíblica internacional, acelerou o lançamento de uma nova tradução do Novo Testamento e Salmos em ucraniano contemporâneo.

Em apenas 90 dias, o aplicativo foi baixado quase meio milhão de vezes. E também tem havido uma enorme demanda por Bíblias impressas. A Biblica tinha planejado imprimir 10.000 cópias do Novo Testamento em ucraniano em junho deste ano, no entanto, parceiros locais e em países vizinhos solicitaram 500.000 cópias, pois a demanda tem sido muito alta.

Mark Finnie, vice-presidente da Biblica para Europa e Oriente Médio, disse que a demanda mostra uma fome “extraordinária” pela palavra de Deus.

“É claro que a necessidade humanitária é grande e se tornará maior”, disse ele. “Mas há uma oportunidade única para os cristãos de todo o mundo fornecerem Bíblias, de qualquer maneira possível, a uma nação que clama por elas.”

Buscando santuário

À medida que bombas caem e vidas continuam sendo perdidas na Ucrânia, o aplicativo da Biblica está permitindo que as pessoas que permanecem no país devastado pela guerra – assim como aquelas que foram forçadas a fugir – encontrem refúgio e paz na Palavra de Deus.

Segundo Oxanna, essa é uma parte da resposta ao trabalho que a comunidade cristã está fazendo. Forçada a fugir para a Romênia com suas filhas, deixando seu marido e filhos para trás na Ucrânia, ela agora está usando sua experiência em negócios e ministério para servir aos outros.

As pessoas "viram como os cristãos estão ajudando", disse ela. Como resultado, “querem aprender a falar com Deus, a ler a Bíblia”.

Victoria Raichynets e seu marido, Anatoliy, foram separados pela invasão russa. Eles perderam seu apartamento após ser atingido por uma bomba, mas não deixaram seu país. Enquanto Anatoliy continua a coordenar os esforços de socorro em Kyiv, Victoria coordena outro centro no sudoeste da Ucrânia, para onde muitas pessoas da capital fugiram.

Victoria diz que chora na maioria dos dias e, às vezes, se sente quebrada pelo impacto contínuo da guerra. “Quando você olha nos olhos do povo ucraniano, vê desesperança, desamparo e dor, pois a cada dia as pessoas ficam mais traumatizadas”, disse ela.

“Então, quando você vê pessoas chorando agradecidas pela Bíblia, e por tirá-los das bombas, é quando você sabe que está no lugar onde Deus quer que você esteja, fazendo o que ele quer.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário