sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Banheiro ‘luxuoso’ é descoberto próximo ao primeiro templo, em Jerusalém

Um cubículo de banheiro particular era muito raro na antiguidade, e apenas alguns foram encontrados até hoje.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO TIMES OF ISRAEL


Ao lado do banheiro, os arqueólogos que trabalham no local da escavação descobriram capitéis de pedra que antes ficavam no topo das colunas. (Foto: Yoli Schwartz / IAA)

Um banheiro privativo de 2.700 anos, que remonta aos dias do Primeiro Templo, foi descoberto recentemente durante uma escavação arqueológica em Jerusalém, de acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel.

O cubículo de calcário foi descoberto em uma escavação no bairro de Armon Hanatziv, em Jerusalém, como parte dos esforços para construir um novo complexo turístico na área.

“Um cubículo de banheiro particular era muito raro na antiguidade, e apenas alguns foram encontrados até hoje, a maioria deles na cidade de David”, disse Yaakov Billig, diretor da escavação da Autoridade de Antiguidades de Israel.

“Na verdade, apenas os ricos podiam pagar banheiros. Mil anos depois, a Mishná e o Talmud levantaram vários critérios que definem uma pessoa rica, e Rabi Yossi sugeriu que ser rico é 'ter o banheiro ao lado de sua mesa’”, explicou.

Estilo de vida antigo

O banheiro tinha um vaso sanitário de pedra esculpida com um orifício no centro, posicionado sobre uma fossa séptica profunda, disse o IAA.

A descoberta remonta ao período do primeiro templo e acredita-se que pertença a uma “antiga propriedade real” que funcionou no século 7 aC, sugeriu a Autoridade de Antiguidades.

“É fascinante ver como algo que é óbvio para nós hoje, como banheiros, era um item de luxo durante o reinado dos reis de Judá”, disse Eli Eskosido, diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel. “Jerusalém nunca para de surpreender. Só podemos imaginar a vista deslumbrante.”

Na fossa séptica sob o banheiro, uma série de fragmentos de cerâmica e ossos de animais também foram descobertos, o que poderia potencialmente “nos ensinar sobre os estilos de vida e dietas do povo do Primeiro Templo, bem como doenças antigas”, disse o IAA.

Ao lado do banheiro, os arqueólogos que trabalham no local da escavação descobriram capitéis de pedra que antes ficavam no topo das colunas, bem como pequenas colunas arquitetônicas que serviam como grades para as janelas.

Também foram descobertas evidências de um jardim com árvores frutíferas e outras plantas que ficavam perto do cubículo do banheiro, símbolo da outrora "mansão exuberante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário