quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Israel recebe turistas de volta pela primeira vez em 20 meses

Apenas os vacinados nos últimos 6 meses serão permitidos.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO TIMES OF ISRAEL


Imagem do Monte do Templo em Jerusalém. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa)

Israel abriu na segunda-feira (01) suas fronteiras pela primeira vez desde março de 2020 para turistas que foram vacinados contra Covid-19 ou se recuperaram da doença.

A grande maioria dos turistas foi efetivamente proibida de entrar em Israel desde o início da pandemia do coronavírus. A reabertura das fronteiras foi adiada várias vezes ao longo do ano, à medida que as infecções por Covid aumentavam e diminuíam.

A mudança é vista como um passo vital para restaurar de alguma forma a indústria do turismo de Israel, que foi devastada pela pandemia e pelas restrições que a acompanham.

O Ministério do Turismo deu as boas-vindas à reabertura de segunda-feira, dizendo que “durante a pandemia global de corona, o interesse em visitar Israel permaneceu alto e o Ministério do Turismo de Israel trabalhou duro para encontrar soluções criativas para facilitar o retorno seguro dos turistas”.

O órgão disse que nos últimos meses colocou em prática um programa de teste com “vários milhares de turistas, principalmente dos EUA e da Europa, visitando os locais religiosos, históricos, culturais e naturais de Israel em um ambiente seguro e favorável ao turismo”.

Restrições

No entanto, nem todos os turistas estarão imediatamente qualificados para visitar Israel, e aqueles que vierem enfrentarão restrições.

Apenas turistas de países que não estão definidos como “vermelhos” devido às altas taxas de infecção serão permitidos, embora atualmente não haja países rotulados como tal.

Segundo os novos regulamentos, apenas os turistas que foram vacinados durante os 180 dias antes de embarcarem no avião terão permissão para entrar em Israel. Quatorze dias devem decorrer entre a segunda ou terceira injeção do viajante e a entrada em Israel (para a Johnson & Johnson, uma dose é necessária).

De acordo com o regulamento anterior, os turistas começaram a chegar em grupos organizados em maio, embora em capacidade muito limitada. Além disso, parentes de primeiro grau de cidadãos ou residentes israelenses puderam solicitar autorizações para viajar ao país.

Preocupações

Embora a reabertura tenha sido bem-vinda pelas autoridades de turismo, ela recebeu uma reação mista das autoridades de saúde, com alguns preocupados que exporia Israel a novas variantes.

“Não devemos testar em excesso a imunidade que construímos aqui”, disse a professora Gabi Barbash, ex-diretora-geral do Ministério da Saúde, ao The Times of Israel na semana passada.

Ele não rejeitou a ideia de permitir a entrada de alguns turistas, mas disse temer que a escala da reabertura - aceitando visitantes de todos os países - seja muito grande.

“Não estou em posição de dizer que está certo ou errado, mas estou preocupado”, disse ele. “A preocupação é que você importará pacientes aparentemente imunes, mas não imunes de fato”.

Barbash está particularmente preocupado com a Rússia, onde as mortes diárias de Covid atingiram um novo recorde, especialmente porque ele duvida da confiabilidade da vacina russa Sputnik V. Israel decidiu reconhecer a vacina a partir de 15 de novembro, apesar de não ter o selo de aprovação da Organização Mundial da Saúde, em um aparente gesto diplomático à Rússia.

Em contraste com Barbash, o Prof. Eyal Leshem, um especialista em doenças infecciosas do Sheba Medical Center, não está particularmente preocupado.

“O aeroporto não é um ponto fraco hoje, e não tem sido um ponto fraco desde que alcançamos uma alta cobertura de vacinas”, disse ele ao The Times de Israel.

Leshem disse que o coronavírus é transmitido em shoppings, escolas, restaurantes, shows e em outros lugares de Israel. Os voos de chegada são um dos muitos vetores de vírus, mas a menos que a porcentagem de chegadas que estão infectadas e não são detectadas aumente, isso não afetará significativamente as taxas de vírus, acredita ele.

Quarta onda

Israel parece estar no fim de sua quarta onda de coronavírus, à medida que novas infecções e casos graves diminuíram nas últimas semanas.

No domingo, havia 218 casos graves de Covid-19 em Israel, contra quase 750 há um mês.

Apenas 0,64% dos testados no domingo deram resultado positivo, a taxa mais baixa desde o início de julho.

Houve 225 novos diagnósticos do coronavírus no domingo, elevando o número total de casos desde o início da pandemia para 1.327.458.

Não houve novas mortes relatadas no domingo e o número de mortos permaneceu em 8.100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário