sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Católicos deixarão de ser maioria no Brasil em 2030, diz especialista

Enquanto há uma queda no número de católicos, as igrejas evangélicas vêm adquirindo novos membros.

Enquanto há uma queda no número de católicos, as igrejas evangélicas vêm adquirindo novos membros. (Foto: Reprodução)
Enquanto há uma queda no número de católicos, as igrejas evangélicas vêm adquirindo novos membros. (Foto: Reprodução)
Enquanto a América Latina vivencia uma queda constante no número de católicos, as igrejas evangélicas vêm adquirindo novos membros.

Um dos exemplos mais expressivos é o Brasil, onde cerca de nove milhões de brasileiros deixaram o catolicismo desde 2014, um ano após o início do pontificado do papa Francisco. No mesmo período, o número de evangélicos aumentou em 29%.

Diante deste cenário, um especialista especialista em religião da Universidade da Virginia Commonwealth prevê que o Brasil deixe de ser de maioria católica em 2030.

“A Igreja Católica perdeu milhões de fiéis na América Latina, principalmente para a Igreja Pentecostal. Essa foi a razão principal da escolha do primeiro papa latino-americano”, disse Andrew Chesnut à agência EFE.

Esse dado foi confirmado pelo cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz, que revelou que, anualmente, a Igreja Católica perde cerca de 2 mil membros em todos os continentes.

“A Igreja vai continuar perdendo fiéis e influência política”, estima Andrew Chesnut, acrescentando que o papa argentino ainda não deu provas de conseguir parar este êxodo religioso.


Por enquanto, o Brasil ainda é o país com maior número de católicos do mundo. Segundo estatísticas da Igreja Católica, há 172,2 milhões de brasileiros batizados na religião, atingindo um recorde em comparação a outras nações.

O México ocupa o segundo lugar com 110,9 milhões de pessoas batizadas, correspondendo a 85% da população. O país menos católico é o Uruguai com 38% de ateus e agnósticos.


Em 18 cidades brasileiras, 100% da população se declara cristã, se dividindo entre católicos ou evangélicos. Rondônia é o estado que tem maior percentual de evangélicos, abrangendo 33,8% da população.


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE EURO NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário