sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Trump é criticado por ateus, após dizer que igrejas merecem ajuda do governo

Uma organização ateísta afirmou que Trump violou 'etiqueta presidencial', ao declarar apoio às igrejas que sofreram danos causados pelos furacões.

Donald Trump afirmou que as igrejas merecem apoio do governo para se reerguerem, após danos causados pelos furacões. (Foto: CNN)
Donald Trump afirmou que as igrejas merecem apoio do governo para se reerguerem, após danos causados pelos furacões.
(Foto: CNN)
Uma organização ateísta disse que o presidente Donald Trump violou a "etiqueta presidencial" ao usar sua conta pessoal do Twitter para argumentar que as igrejas do Texas deveriam ser reembolsadas pelo governo para reparar os danos causados ​​pelo furacão Harvey.

A Fundação 'Freedom From Religion' (FFRF), com sede em Wisconsin, disse na segunda-feira que Trump exibiu uma "grosseira falta de entendimento do Experimento Americano".

A FFRF, que defende uma adesão estrita à separação entre Igreja e Estado, afirmou: "O presidente Trump interpôs sua opinião legal errônea com relação a um processo federal em curso sobre se as igrejas deveriam ser elegíveis para receberem fundos de contribuintes para se reconstruirem após desastres naturais. A Fundação está condenando sua ação e o processo em si".

Na sexta-feira passada, Trump publicou em seu Twitter: "As igrejas no Texas devem ter direito a reembolso da organização 'Fundos de Alívio' FEMA por terem ajudado as vítimas do furacão Harvey".


Ação judicial

A postagem de Trump ocorreu depois que três igrejas do Texas, representadas pelo Fundo Becket, entraram com uma ação judicial contra a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências sobre uma política que impede os templos de receberem ajuda governamental em caso de desastres após os devastadores furacões.


Como milhares de outros edifícios em todo o sudeste do Texas, várias igrejas foram severamente danificadas pela grave inundação que ocorreu como resultado do furacão Harvey.

"Pensamos, então, que os templos também obteriam ajuda do governo federal como forma de alívio de desastres em igualdade de condições com outras instituições privadas sem fins lucrativos, tais como centros comunitários e zoológicos", explicou a ação apresentada pelas igrejas. "No entanto, a política da FEMA nega expressamente a igualdade de acesso aos subsídios de desastre de FEMA para casas de culto exclusivamente por causa de seu status religioso".

No entanto, os secularistas, como os da FFRF se voltaram contra a ação judicial apresentada pelas igrejas, alegando que caso o pedido delas fosse atendido, isto violaria a 'Cláusula de Estabelecimento da Primeira Emenda à Constituição dos EUA'.

"O governo pode ajudar muitos indivíduos e organizações sem fins lucrativos a se reconstruirem, mas não as igrejas. Faz parte da fundadação da nossa nação que os cidadãos não podem ser tributados em apoio à religião e às igrejas", afirmou a vice-presidente da FFRF, Annie Laurie Gaylor, em um comunicado.

Outro membro da diretoria da FFRF, Dan Barker, acrescentou que as igrejas não deveriam receber financiamento da FEMA, porque "não pagam impostos".

"Por que elas devem ter acesso ao dinheiro dos impostos dos contribuintes?", Barker perguntou.

A FFRF afirmou ainda que as igrejas também "recebem tratamento preferencial do IRS [Receita Federal]".

"Eles estão isentos de fornecer a declaração anual e onerosa do Formulário 990, que todas as outras organizações sem fins lucrativos devem arquivar para manter a isenção de impostos", afirma o FFRF. "Portanto, as igrejas são buracos negros financeiros e informativos, sem responsabilidade".

A Suprema Corte decidiu no início deste ano, em um caso que envolveu a Igreja Luterana 'Trinity', de Columbia, que era inconstitucional que um programa do governo do estado de Missouri negasse o financiamento de concessão a uma igreja que teria sido usada apenas para fins seculares. O programa em questão forneceu subsídios para financiar a reforma de playgrounds da igreja.

O caso 'Trinity' foi o primeiro citado no processo das igrejas do Texas.

"Sob a Cláusula de Exercício Gratuito da Primeira Emenda - particularmente conforme interpretado pela decisão do Supremo Tribunal sobre a Igreja Luterana - o governo não pode discriminar uma igreja, nem uma sinagoga, nem uma mesquita simplesmente por seu status de lugar de ensino religioso e adoração", afirma o processo.

O advogado da FFRF, Andrew Seidel, argumenta que a decisão sobre a Igreja Luterana 'Trinity' "não deve ajudar o processo das igrejas do Texas".

"Aqui, o dinheiro seria usado para reconstruir as próprias igrejas, não para evitar que as crianças sejam arranhadas em seus joelhos, o financiamento direto das igrejas nunca foi permitido sob nossa Constituição", escreveu Seidel.

A FFRF argumentou ainda que Trump estava errado em "interpor uma opinião" em um processo em curso.
"Este é um desafortunado uso de um pódio presidencial pode encorajar as igrejas da Flórida ou porto-riquenhas a apresentarem reivindicações semelhantes na sequência do furacão Irma", afirmou FFRF.


Incoerência

O presidente da Escola de Divindades de Nova York, Paul de Vries, escreveu anteriormente em uma publicação do The site Christian Post, que parece um pouco injusto que a política da FEMA ajude casas noturnas de Nova York, mas não as igrejas.


"Há bares barulhentos, casas noturnas desprezíveis e pequenas lojas 'adultas', até mesmo negócios botânicos de bruxaria - todos abertos e prosperando novamente por causa de generosas concessões dos bolsos dos contribuintes; dinheiro americano convenientemente canalizado pela Receita Federal e pela FEMA para a restauração de milhares de estabelecimentos, incluindo estabelecimentos sem Deus", escreveu de Vries sobre a situação em Nova York, após o furacão Sandy.

"Os templos que sofrem os mesmos danos ainda estão 'desqualificados' por essas concessões, porque as igrejas levam as pessoas a Deus", acrescentou. "Ironicamente, foram as igrejas centradas em Deus que foram as primeiras a ajudar os outros imediatamente após o furacão Sandy - com ajuda física, emocional e espiritual generosa muitos dias ou semanas antes da ajuda de qualquer outra fonte, governo ou privado".


FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN POST

Nenhum comentário:

Postar um comentário