segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Pastor morre em prisão do Vietnã e família é impedida de ver o corpo

Os policiais disseram que ele estava doente e o cobriu com um pano, impedindo que a família se aproximasse.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE PORTAS ABERTAS

Esposa e filhos do pastor Phuc, que morreu na prisão. (Foto: Portas Abertas)

O pastor Phuc — nome fictício por motivos de segurança — um vietnamita que estava preso por acusações relacionadas à religião, morreu no dia 5 de janeiro enquanto cumpria sua pena.

O líder cristão havia sido sentenciado a 16 anos de prisão por “atividades que se opõem à República Socialista do Vietnã”.

Na acusação, foi dito que estava envolvido com o “Governo Nacional Provisório do Vietnã” nos Estados Unidos, além de ser o “presidente interino do Conselho Inter-religioso no Vietnã”.

O governo nacional provisório é um grupo político iniciado por vietnamitas que viviam fora do país e se rebelaram contra o Partido Comunista.

‘Meu irmão não morreu por causa de doença’

A esposa de Phuc recebeu uma ligação no mesmo dia de sua morte, onde foi informada que seu marido estava muito doente e que ela poderia ir visitá-lo. Ela chegou em 1 hora após ser contatada e foi informada de sua morte.

O irmão do pastor, que será chamado de Van (outro nome fictício), disse que não acredita nas informações dos policiais. “Meu irmão não morreu por causa de doença", disse ao desconfiar que Phuc deve ter sido ferido intencionalmente, enquanto era ameaçado e torturado.

Van explica que os prisioneiros cristãos são forçados a fazer confissões falsas e que, provavelmente, seu irmão negou obedecer aos policiais.

‘O corpo do pastor foi ocultado’

De acordo com a Portas Abertas, a família foi impedida de ver o corpo do pastor. Os policiais deram como desculpa que pela lei vietnamita, eles só têm permissão para levar o corpo de alguém caso tenha passado pelo menos três anos na prisão.

“Eles cobriram o corpo dele imediatamente, então não pudemos ver ou saber o que realmente aconteceu. Eles pareciam esconder algo”, disse Van.

“A família já estava numa situação muito difícil e acabou de piorar, já que a esperança de retorno do marido e pai não é mais possível”, disse Athan (nome fictício), um parceiro local da Portas Abertas.

Ele tem mantido contato com a família do pastor Phuc e disse que tem sido um momento difícil e muito doloroso para todos. A organização disse que vai continuar fornecendo a ajuda necessária e que haverá um funeral em homenagem ao pastor, mesmo sem ter o corpo para ser velado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário