sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Expulso pelo pai, indiano iniciou igreja secreta há 30 anos na Arábia Saudita

O ministério de Solomon Raj começou sob segredo num país fechado ao Evangelho.

FONTE: GUIAME, ADRIANA BERNARDO

Pr. Solomon Raj e sua esposa Monica fundaram uma igreja secreta na Arábia Saudita. (Foto: Facebook/Solomon Raj)

Solomon Raj era apenas um cristão no início de sua vida com Jesus quando precisou deixar seu país, a Índia. Expulso por seu pai após abandonar o hinduísmo e se envolver com pastores locais, ele ouviu falar da oportunidade de trabalho na Arábia Saudita.

Em entrevista exclusiva ao Guiame, o pastor indiano conta parte de seu testemunho e como foi o começo de seu ministério naquele país árabe, há 30 anos.

Ao chegar na Arábia Saudita, país de maioria muçulmana, Solomon foi trabalhar como sapateiro durante o dia e auxiliar os pastores, com quem estava, à noite.

Solomon diz que, naquela época não havia tanta perseguição ao cristianismo naquele país, mesmo a Arábia Saudita já sendo um país fechado. Ele também estava disposto a trabalhar para o reino de Deus, mesmo correndo riscos.

A forte experiência que Solomon havia tido com Jesus fez com que ele se comprometesse a servir na obra de Deus. Tudo começou após ele ficar paralisado em consequência de um acidente grave. Naquela situação, Solomon fez um voto com Deus dizendo que, se recebesse a cura, andaria pelas nações falando de Jesus. Depois de receber oração de um pastor, ainda na Índia, o milagre aconteceu.

Ouvindo mais de Jesus

Após ser curado milagrosamente, Solomon procurou o pastor que orou por ele e passou a se interessar pelo cristianismo.

“Contei que havia sido curado. Ele começou a falar mais de Jesus. Então ele me levou para um culto naquela noite na igreja dele”, lembra.

“Depois de uns cinco dias, frequentando aquela reunião, Deus abriu os meus olhos e disse: ‘Essas são as pessoas certas. É aqui que você tem que ficar’”, conta Solomon.

Daquele momento em diante, Solomon diz que começou a caminhar com aquele pastor e a ajudá-lo no ministério à noite.

O envolvimento de Solomon com a obra de Deus irritou seu pai que o ameaçou, dizendo que se ele chegasse tarde não poderia entrar em casa. Depois disso, ele acabou indo morar na casa do pastor.

Muitas dificuldades fizeram com que eles precisassem sair da Índia.

“Depois desse tempo, o Iraque e o Kuwait entraram em guerra, e fomos para a Arábia Saudita porque tinha oportunidade de trabalho”, conta.

Após receber o visto de trabalho para a Arábia Saudita, Solomon conseguiu emprego em uma loja de conserto de tênis e sapatos naquele país.

Arábia Saudita

A ida de Solomon à Arábia Saudita foi associada à perseguição religiosa, que começou dentro de sua própria família.

“Lá eles trabalham de sexta a sexta e tem pausas de apenas algumas horas”, relata. Então havia pouco tempo para que ele se dedicasse ao ministério. Mesmo assim, Solomon reuniu algumas pessoas para pequenas reuniões de adoração.

“Tinha uma pessoa de Bangladesh, uma do Egito, eu [da Índia], e formávamos uma pequena igreja reunida em uma sala pequena na loja de sapatos”, conta.

Pr. Solomon Raj ministrando no Brasil. (Foto: Jéssica Bueno)

Solomon também começou a chamar outras pessoas para as reuniões. “Da minha sala eu via os indianos passando e quando os via, corria até eles e os convidava para uma reunião às sextas”, conta.

Ele diz que muitos estrangeiros estavam desesperados por não ter dinheiro e iam até ele preocupados. “Assim eu conseguia muitas pessoas e comecei uma pequena comunhão com eles, que evoluiu”, lembra.

Igreja Secreta

Durante quatro anos Solomon conseguiu reunir as pessoas na pequena sala. “Depois que a sapataria foi vendida, comecei a trabalhar como administrador de empresas em um escritório. O dono era de um libanês muçulmano, mas que foi muito bom para mim. Ele me deu uma sala e eu pude continuar com as reuniões”.

Solomon diz que havia duas famílias que queriam participar das reuniões, mas elas não podiam ir até seu quarto porque ele era solteiro.

“Então encontrei uma família cristã, que ia para outras igrejas secretas. Eu disse para a família que queria começar uma igreja na casa deles. Eles me pediram para ajudar a pagar conta de luz e tudo começou”.

No início eles conseguiram reunir 60 pessoas e mais 4 famílias.

“Por causa delas começamos até uma reunião matinal. Fazíamos sempre uma mesa cheia de comida, com um bolo, para que pensassem que era aniversário de alguém e não sofrêssemos perseguição”, conta.

Solomon se casou, e durante quase 10 anos, ele e sua esposa Mônica ministraram na igreja subterrânea (também chamada de 'underground') dentro da Arábia Saudita.

Em 2003, milagrosamente Deus abriu as portas para que eles entrassem no Reino Unido e ali começaram a se reunir em grupos de comunhão nas casas, realizando evangelismo na comunidade local e iniciando uma série de viagens missionárias internacionais.

Em fevereiro de 2016, o pastor Solomon iniciou seu ministério no estado de Preston, no Reino Unido, a New Beginning Christian Church (Comunidade Cristã Novos Começos, em tradução livre).

Depois disso, Solomon e seu conterrâneo e parceiro ministerial, o evangelista Naiju Daniel iniciaram viagens missionárias, chegando a 44 nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário