sexta-feira, 19 de maio de 2023

Arqueólogos descobrem recibo da época do Segundo Templo em Jerusalém

O artefato é uma amostra da movimentada vida comercial em Israel nos tempos bíblicos.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE THE JERUSALEM POST

O registro financeiro é uma amostra da movimentada vida comercial em Israel nos tempos bíblicos. (Foto: Eliyahu Yanai/City of David).

Arqueólogos israelenses descobriram um recibo de 2.000 anos em Jerusalém, datado da época do Segundo Templo. O anúncio da descoberta foi feito pela Autoridade de Antiguidades de Israel.

O registro financeiro é um fragmento de pedra com uma inscrição em sete linhas, contendo letras e números hebraicos, parcialmente preservada.

Em uma dessas linhas está escrito o nome Shimon. Outras linhas incluem uma série de números nas letras hebraicas mem (abreviação de ma'ot , que significa dinheiro) e resh (abreviação de reva'im, que significa moedas).

Vida comercial nos tempos bíblicos

O artefato histórico foi achado na Estrada de Peregrinação que liga a Cidade de Davi ao Monte do Templo, e é uma amostra da movimentada vida comercial em Israel nos tempos bíblicos.

De acordo com o The Jerusalem Post, nos tempos antigos, a Estrada de Peregrinação ligava a Piscina de Siloé ao Monte do Templo.

Durante os festivais de peregrinações da Páscoa, Sucot e Shavuot, os judeus iam até a piscina se purificar e depois caminhavam pela estrada até o Segundo Templo.

Ilustração da Piscina de Siloé e da Estrada de Peregrinação, no período do Segundo Templo. (Foto: Shalom Kveller/City of David).

Segundo arqueólogos, o caminho também era uma região comercial muito movimentada, com os lados da estrada lotados de lojas e vendedores, vendendo diversos produtos, como temperos, comida e gado.

Evidências do intenso comércio na Estrada da Peregrinação foram encontradas durante escavações no local e os arqueólogos da Cidade de Davi procuraram essas lojas. Algumas delas já foram reconstruídas para os turistas verem no futuro.

“Não é uma coincidência que as muitas descobertas que estão sendo reveladas na escavação lançam luz sobre a centralidade desta estrada, mesmo durante o período do Segundo Templo", afirmou o diretor-geral da Autoridade de Antiguidades de Israel, Eli Escusido.

O ministro do Patrimônio, Amichai Eliyahu, também comentou sobre a descoberta arqueológica.

"A notável descoberta na Estrada de Peregrinação em Jerusalém revela outro aspecto da vida judaica na cidade de 2.000 anos atrás”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário