O artefato é uma amostra da movimentada vida comercial em Israel nos tempos bíblicos.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE THE JERUSALEM POST
O registro financeiro é uma amostra da movimentada vida comercial em Israel nos tempos bíblicos. (Foto: Eliyahu Yanai/City of David).
Arqueólogos israelenses descobriram um recibo de 2.000 anos em Jerusalém, datado da época do Segundo Templo. O anúncio da descoberta foi feito pela Autoridade de Antiguidades de Israel.
O registro financeiro é um fragmento de pedra com uma inscrição em sete linhas, contendo letras e números hebraicos, parcialmente preservada.
Em uma dessas linhas está escrito o nome Shimon. Outras linhas incluem uma série de números nas letras hebraicas mem (abreviação de ma'ot , que significa dinheiro) e resh (abreviação de reva'im, que significa moedas).
Vida comercial nos tempos bíblicos
O artefato histórico foi achado na Estrada de Peregrinação que liga a Cidade de Davi ao Monte do Templo, e é uma amostra da movimentada vida comercial em Israel nos tempos bíblicos.
De acordo com o The Jerusalem Post, nos tempos antigos, a Estrada de Peregrinação ligava a Piscina de Siloé ao Monte do Templo.
Durante os festivais de peregrinações da Páscoa, Sucot e Shavuot, os judeus iam até a piscina se purificar e depois caminhavam pela estrada até o Segundo Templo.
Ilustração da Piscina de Siloé e da Estrada de Peregrinação, no período do Segundo Templo. (Foto: Shalom Kveller/City of David).
Segundo arqueólogos, o caminho também era uma região comercial muito movimentada, com os lados da estrada lotados de lojas e vendedores, vendendo diversos produtos, como temperos, comida e gado.
Evidências do intenso comércio na Estrada da Peregrinação foram encontradas durante escavações no local e os arqueólogos da Cidade de Davi procuraram essas lojas. Algumas delas já foram reconstruídas para os turistas verem no futuro.
“Não é uma coincidência que as muitas descobertas que estão sendo reveladas na escavação lançam luz sobre a centralidade desta estrada, mesmo durante o período do Segundo Templo", afirmou o diretor-geral da Autoridade de Antiguidades de Israel, Eli Escusido.
"A notável descoberta na Estrada de Peregrinação em Jerusalém revela outro aspecto da vida judaica na cidade de 2.000 anos atrás”, avaliou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário