quarta-feira, 31 de maio de 2023

Pastor morre após ataque cardíaco e volta à vida: “Foi como Lázaro”

Por um período de 33 minutos Mark Morrow ficou sem oxigênio e, durante o trajeto até o hospital, ficou sem atividade cardíaca por 2 vezes.

FONTE: Guiame

Mark Morrow durante sua internação na UTI e hoje, contando seu testemunho milagroso. (Captura de tela/CBN News)

O pastor Mark Morrow havia acabado de estabelecer um novo recorde pessoal na esteira, superando qualquer desempenho desde os tempos de colégio. Mesmo prestes a completar 58 anos, ele estava na melhor forma física de sua vida. Mas às 5h15, ocorreu uma tragédia inesperada: ele sofreu um ataque cardíaco fulminante e morreu.

As pessoas presentes na academia rapidamente realizaram manobras de ressuscitação enquanto aguardavam a chegada dos paramédicos. Quando chegaram, os socorristas encontraram Mark sem sinais vitais.

“Ele estava completamente sem sentidos naquele momento”, disse Landon Morrow, filho de Mark. “Havia um paramédico em cima dele, batendo em seu peito, tentando obter algum tipo de resposta.”

Os paramédicos tiveram que administrar seis choques no peito de Mark antes de conseguir restabelecer seu pulso. Durante esses procedimentos, acabaram causando queimaduras em seu peito ao tentar reanimar seu coração.

Sem atividade cardíaca

Apesar de terem conseguido ressuscitar Mark, os paramédicos não conseguiram realizar a intubação necessária.

Por um período de 33 minutos, tanto no local quanto durante o transporte na ambulância, Mark ficou sem oxigênio. Durante o trajeto até o hospital, ele chegou a ficar sem atividade cardíaca por duas vezes.

“Não havia vida em seu corpo naquele momento”, disse Landon. “E essa foi provavelmente a visão mais difícil de ver durante toda a experiência.”

A equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) colocou Mark em um ventilador para auxiliar sua respiração. Mas devido à gravidade da situação, eles tomaram a decisão de transferi-lo de avião para um Centro de Trauma de Nível Dois, localizado a trinta quilômetros de distância.

“Estávamos pensando que esta poderia ser a última vez que veríamos nosso pai”, disse Landon.

‘Oração de desespero’

Landon e sua mãe, Pam Morrow, foram atrás em seu carro. Em estado de choque, eles oraram pela cura de Mark.

“A oração naquele momento era apenas uma oração de desespero”, disse Pam. “Deus o poupe. Salve a vida dele. Não deixe que isso seja o fim.”

Mark foi submetido a um coma induzido pelos médicos. Eles informaram à família que existia a possibilidade de ele não acordar. E, mesmo se acordasse, devido ao período prolongado sem oxigênio, havia uma alta probabilidade de que Mark sofresse danos cerebrais significativos.

Mark foi colocado em coma induzido. Os médicos disseram à família que ele poderia não acordar. Mesmo que o fizesse, o tempo gasto sem oxigênio tornava provável que Mark sofresse danos cerebrais significativos.

“Foi uma conversa muito difícil”, disse Landon. “Eu admirei aquele médico nos dizendo a verdade, mas foi difícil ouvir aquilo.”

Landon e sua família continuaram clamando a Deus para que seu pai ficasse curado. No dia seguinte, que era aniversário de Mark, sua esposa disse que sentiu o Espírito Santo falando com ela.

“O Espírito Santo disse: 'Apenas fique de pé'”, conta Pam sobre sua experiência. “E eu sabia que poderia confiar em quem Ele era: Ele era o curador. Ele estava no controle.”

“E daquele ponto em diante, acreditaríamos que Deus iria curar meu pai”, disse Landon. “Nós íamos acreditar que Deus iria trazê-lo de volta para nós. Tudo ia ficar bem.”

Ajuda da igreja e o milagre

Mark também contou com a ajuda dos membros da igreja, que se reuniram em um momento de louvor e adoração pela vida de Mark. Outras pessoas também realizaram reuniões de oração em suas casas.

“Ver a fé das pessoas de nossa igreja e das pessoas da comunidade foi um grande conforto para nós”, disse Landon. “Isso nos encorajou e fez com que nossa fé aumentasse.”

As orações se mantiveram ao longo da semana. Cerca de 72 horas após o ataque cardíaco, o médico chamou o nome de Mark. Para surpresa de todos, ele abriu os olhos.

“Foi como um Momento Lázaro”, disse Pam. “Eu sabia naquele momento que ele seria ressuscitado.”

Alguns dias depois, Mark estava acordado e alerta. Quando sua esposa compartilhou com ele o que havia acontecido, Mark disse: “Deus não deve ter terminado comigo ainda”.

Já na mesma manhã, Mark pôde assistir ao culto de sua igreja online. Naquele dia, o médico lhe contou a notícia inacreditável. Mark não apresentava sinais de danos cerebrais ou qualquer tipo de dano residual no coração. Na verdade, eles esperavam uma recuperação completa.

“Isso só poderia ter acontecido pelo toque curador de nosso Grande Curador”, disse Pam.

Ants de completar dez dias depois que Mark caiu morto, ele foi liberado para ir para casa. “Pouco antes de receber alta, o médico da UTI olhou nos olhos de meu pai e disse: 'Você é um milagre'”, disse Landon.

‘Jesus me tocou’

Contra todas as probabilidades, apenas algumas semanas depois Mark voltou ao púlpito. “Eu sei que Jesus me curou”, disse Mark. "Ele me tocou."

A partir deste testemunho de Mark, a igreja tem sediado noites de encontro, onde ele e sua equipe oram por cura.

“Todo mundo quer saber a história”, disse Mark. “Você é o 'Homem do Milagre'. Se ele pode curar você, tenho certeza de que pode curar outra pessoa que conhecemos. E assim oramos por eles e impomos as mãos sobre eles e os vemos curados.”

Hoje em dia, Mark está grato por estar de volta com sua família e sua igreja. Ele também está de volta ao ginásio e já completou o trabalho para obter seu doutorado.

“Deus ainda não terminou comigo”, disse ele, agradecendo pela segunda chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário