sábado, 19 de março de 2016

Maioria das pessoas na Noruega não acreditam em Deus, aponta pesquisa

Igreja Luterana da Noruega em Grytviken, em 2004. (Foto: Wikipedia)
Igreja Luterana da Noruega em Grytviken, em 2004. (Foto: Wikipedia)

A pesquisa marca a primeira vez que os incrédulos superam os religiosos.

Pela primeira vez, um estudo observa que na Noruega há mais pessoas que não acreditam em Deus do que pessoas de fé. Outro ponto preocupante é que um grande grupo dos entrevistados indica que tem dúvidas sobre a existência ou não do Criador.

Em seu estudo sócio-cultural anual do Monitor Norueguês (Norsk Monitor), os pesquisadores exploraram a opinião de cerca de 4 mil noruegueses.

Ao serem questionados sobre a fé em Deus, 39% responderam que não acreditam, enquanto 37% afirmaram que creem. Enquanto isso, 23% dos entrevistados disseram que não sabiam o que responder.
A pesquisa marca a primeira vez que os incrédulos superam os religiosos. Há dois anos, o número de pessoas acreditavam e não acreditavam era igual. Quando a pergunta foi feita pela primeira vez, em 1985, 50% da população dizia crer em Deus, enquanto apenas 20% respondeu que não.

Jan-Paul Brekke, líder da pesquisa no instituto Ipsos, disse “Deus” não foi definido na questão. "Pode ser o Deus cristão, um deus independente ou de outras religiões. Mas desde que começamos a fazer a pergunta, há 30 anos, o percentual daqueles que disseram que não tem certeza tem sido o mesmo", disse ele.

"Há muito poucos imigrantes incluídos [na pesquisa], mas a maioria deles vêm de tradições religiosas ocidentais. Temos apenas alguns muçulmanos em nosso material", acrescentou Brekke.
A pesquisa também mostrou que as mulheres são mais propensas a acreditar em Deus do que os homens. Outro ponto mostra que a fé em Deus é mais forte entre os mais velhos do que os jovens.
Oslo, capital e maior cidade da Noruega, teve a menor percentagem de crédulos (29%), enquanto o condado de Vest-Agder foi o mais elevado (44%).

Uma pesquisa semelhante foi aplicada na Europa no mês passado. Após o Grupo Barna explorar como os adultos britânicos enxergam Jesus Cristo, foi descoberto que a maioria das pessoas acredita que ele, de fato, existiu — mas não como filho de Deus.

De acordo com o levantamento, 61% das pessoas afirmam que Jesus foi uma pessoa real que passou pela Terra, mas apenas 22% mantém a convicção de que ele era “Deus em forma humana”.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE THE LOCAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário