quinta-feira, 5 de julho de 2018

Famílias cristãs são forçadas a fugir de aldeia após se recusarem a negar a Cristo

Cristãos na Índia

Dez famílias cristãs na Índia teriam sido expulsas de suas casas no estado de Jharkhand depois que se recusaram a negar sua fé em Jesus Cristo no mês passado.


A International Christian Concern (ICC), uma organização sem fins lucrativos que atua nos Estados Unidos, informou na terça-feira, que as 10 famílias não puderam retornar às suas casas na aldeia Pahli, no distrito de Latehar, depois de terem sido forçadas a fugir da aldeia por recusarem as exigências dos radicais locais para que eles se convertam ao hinduísmo.


De acordo com fontes, as famílias foram convocadas para uma reunião com o grupo de radicais hindus locais em 5 de junho e receberam duas opções: negar sua fé cristã ou deixar a aldeia.


Após a recusa das famílias, os radicais teriam batido nas famílias antes de expulsá-las da aldeia. Além disso, os agressores fecharam as casas das famílias cristãs


Um dos cristãos atacados pelos hindus, Shyamlal Kujju, disse à ICC que as 10 famílias cristãs adoravam regularmente em uma das casas antes do ataque contra a comunidade.


Essa expulsão é um dos exemplos mais recentes de uma tendência preocupante de impunidade dada aos extremistas hindus que perseguem os cristãos em partes da Índia.


“Estamos vivendo com medo, longe de nossas casas”, disse Kujju, de 25 anos, ao ICC. “Faz quase um mês desde que minha casa foi trancada por radicais hindus e não há tentativa da polícia ou do governo para resolver a questão. Nossas vidas são devastadas quando nos escondemos dos radicais hindus. Não sabemos quanto tempo isso continuará.”


O incidente foi relatado à polícia local. Embora as autoridades tenham conseguido desbloquear alguns dos lares cristãos, a polícia não prendeu nem acusou os extremistas responsáveis.


“Nós aqui da International Christian Concern estamos profundamente preocupados em ver que 10 famílias cristãs foram espancadas e deslocadas por meramente exercerem seus direitos de liberdade religiosa”, disse William Stark, gerente regional da ICC, em um comunicado. “O Artigo 25 da Constituição da Índia diz que todo indivíduo tem o direito de professar livremente, praticar e propagar a religião de sua escolha. Este direito foi obviamente negado a essas 10 famílias cristãs na aldeia Pahli.”

Stark pediu uma ação decisiva das autoridades locais para “corrigir essa negação de direitos”.

“Sem a imposição da lei, os direitos de liberdade religiosa na Índia permanecerão apenas palavras no papel e os ataques contra cristãos e outras minorias religiosas continuarão aumentando em número e gravidade”, disse ele.


A situação das 10 famílias cristãs ocorre quando a Índia é a 11ª pior nação do mundo em perseguição cristã, de acordo com a Lista Mundial de Perseguição de 2018, da Missão Portas Abertas dos EUA.


No ano passado, o estado de Jharkhand adotou uma lei anticonversão que proibia as conversões forçadas. Na época, líderes cristãos alertaram que isso teria um impacto negativo na comunidade cristã, já que a definição de conversões forçadas é ampla. Um pastor chegou a afirmar que a lei ” arruinaria a vida e o testemunho da igreja “.


Em outros estados, como Madhya Pradesh, as leis anti-conversão foram abusadas por radicais hindus para que cristãos e outras minorias religiosas fossem presos. Em alguns casos, acompanhantes cristãos transportando crianças para acampamentos de verão foram presos após serem acusados ​​de violar tal lei.


Líderes cristãos em Jharkhand disseram à ICC que desde que a lei anticonversão foi aprovada no ano passado, os ataques contra os cristãos foram mais frequentes.


“As coisas se tornaram cada vez mais difíceis de servir como pastor em Latehar”, disse o pastor Rajdev Toppo à organização. “No dia a dia, sou ameaçado e ridicularizado por ensinar aos cristãos a Palavra de Deus. O governo local não ajudou, inclusive quando os casos dos cristãos foram levados para a polícia e para a administração.”


A situação com as famílias cristãs na aldeia Pahli vem como foi relatado na semana passada que o proeminente líder hindu Om Swami Maharaj alertou os cristãos para “deixarem agora” ou ser expulso à força de suas comunidades.


No mês passado, foi relatado que um pastor e seu filho em Tamil Nadu foram atacados por um grupo de radicais hindus enquanto cuidavam de um complexo no qual estavam construindo uma igreja. O pastor foi posteriormente raptado e poderia ter sido morto se não tivesse saltado de um carro em movimento perto de uma delegacia de polícia.


No entanto, a polícia teria se recusado a retirar informações sobre como o pastor havia sido ameaçado por radicais hindus.


Fonte: The Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário