terça-feira, 27 de junho de 2023

Bebê deixada em estação é adotada por bombeiro que a encontrou: ‘Foi Deus’

A pequena Zoey foi deixada em uma ‘Safe Haven Baby Box’, meio seguro e anônimo para que alguém possa entregar uma criança para adoção.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CLICK ORLANDO E TODAY

Zoey quando foi encontrada em uma caixa de bebê Safe Haven, e hoje; ela descoberta e adotada por bombeiro da Flórida. (Foto: Arquivo pessoal)

Um bombeiro, cujo nome não foi divulgado, estava cumprindo o seu turno de trabalho às 2 horas da madrugada, na cidade de Ocala, na Flórida, quando foi despertado pelo som de um alarme às 2 da manhã.

Rapidamente ele reconheceu o som característico que indicava uma ocorrência específica. Um recém-nascido havia sido colocado na Baby Box do prédio, um dispositivo conhecido como Safe Haven, que proporciona um meio seguro e anônimo para que alguém possa entregar uma criança, sem a necessidade de fazer perguntas.

“Para ser honesto, pensei que era um alarme falso”, disse o bombeiro ao Today.com, que se manteve anônimo para proteger a privacidade de sua família. Ele diz que quando abriu a caixa, descobriu um bebê saudável enrolado em um cobertor rosa.

‘Foi Deus’

Aquela criança, amada desde quando foi encontrada, se tornaria sua filha Zoey.

“Ela tinha uma garrafinha com ela e estava apenas relaxando”, lembra ele. “Eu a peguei e segurei. Fechamos os olhos, e foi isso. Eu a amo desde aquele momento.”

Junto com a esposa, o bombeiro diz que lutaram por mais de uma década para serem pais.

"Não liguei para minha esposa imediatamente porque não queria acordá-la, mas sabia que ela estaria a bordo", diz ele sobre seu plano. Ele foi ao hospital com o bebê e pediu informações para tentar adotá-la.

Quando estava no hospital, o bombeiro, que também é paramédico, escreveu um bilhete e deixou com Zoey.

“Expliquei que minha esposa e eu estávamos tentando há 10 anos ter um filho. Eu disse a eles que havíamos concluído todas as nossas aulas no estado da Flórida e estávamos registrados para adotar”, diz ele. "Tudo o que precisávamos era de uma criança."

Adoção definitiva

Ele diz que quando finalmente contou à sua esposa, ela começou a chorar.

"Eu estava tipo, 'não fique muito animada ainda'", diz ele. “Meu maior medo era que o bilhete que escrevi não ficasse com Zoey e ela fosse embora. Foram dias muito estressantes.”

No dia 2 de janeiro, a criança foi deixada na caixa de bebê Safe Haven da estação. Em 4 de janeiro, ela já estava em casa com o bombeiro e sua esposa, que a acolheram em sua família. A adoção definitiva aconteceu em abril.

“A forma como a encontrei... Foi Deus nos ajudando”, diz, acrescentando que é difícil não chorar quando conta a história.

O bombeiro diz que está compartilhando a história na esperança de que isso dê à mãe biológica de Zoey conhecimento sobre o desfecho de sua decisão ao deixar a criança na Safe Haven daquela estação.

“Queremos que ela saiba que sua filha está sendo cuidado e que ela é amada além das palavras”, diz ele. Um detalhe que soube mais tarde no hospital é que o cordão umbilical do bebê havia sido amarrado com um cadarço.

Vidas salvas

Nos Estados Unidos existem 148 Safe Haven Baby Boxes e 31 bebês já foram entregues para adoção com segurança, de acordo com o site da organização. Os dispositivos têm a temperatura interna controlada e uma cama estilo berço no interior, fácil de recuperar.

Em uma coletiva de imprensa em janeiro, a fundadora da Safe Haven Baby Boxes, Monica Kelsey disse:

“Queremos abordar os pais que entregaram legalmente esta criança. E agora vou falar direto com ela ou com ele”, disse Monica, na época. "Obrigada. Obrigada por manter sua filha segura. Obrigada por trazer sua filha para um lugar que você sabia que iria cuidar dessa criança. E obrigada por fazer o que achou melhor.”

Kelsey trouxe a caixa de bebê para Ocala em 2020 a pedido do prefeito, disse ela, sem saber que Zoey encontraria refúgio lá, mas esperando que algum bebê em algum momento o fizesse.

“Tivemos 10 [bebês abandonados em caixas] este ano em 2023, este é um ano recorde para nós”, disse Kelsey. “Mas está funcionando. E essa garotinha é a prova de que essas caixas são necessárias na Flórida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário