segunda-feira, 5 de junho de 2023

Mais de 40 igrejas funcionam em postos de gasolina de estradas alemãs

A maioria dos motoristas que entram nesses locais de culto têm mais de 50 anos e fica em torno de quinze minutos.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO EVANGELICAL FOCUS

Estradas têm mais de 40 igrejas rodoviárias. (Foto: Schneider+Schumacher)

Na Alemanha, um total de 44 postos de combustíveis de autoestradas oferecem a oportunidade de viajantes e motoristas participarem de cultos cristãos.

Uma das conhecidas com "igrejas da autoestrada" é a Autobhankirche Siegerland, localizada em uma saída da autoestrada A45 entre Dortmund e Frankfurt, projetada em um estilo futurista. Construída em 2013 como um local de culto, os organizadores celebraram seu décimo aniversário em um evento especial no domingo (04).

A igreja, situada ao lado de uma lanchonete Burger King, tem como propósito proporcionar "um espaço de sossego 24 horas por dia". Em seu folheto informativo, destaca-se o Salmo 91:11: “Ele dará ordens aos seus anjos a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos".

Todas as sextas-feiras, às 18h, é realizado um culto de fim de semana na Autobhankirche Siegerland.

O projeto modernista da igreja é uma criação dos arquitetos Schneider + Schumacher.

Todas as formas e tamanhos

Além da Autobhankirche Siegerland, muitas outras igrejas em rodovias podem ser encontradas por motoristas que cruzam a Alemanha.

As igrejas são de vários tamanhos, desde capelas muito pequenas até edifícios com espaço para dezenas de fiéis, que ficam lotadas em celebrações especiais como apresentação de corais.

Segundo dados recolhidos pelo jornal alemão Frankfurter Rundschau, das 44 igrejas em autoestradas existentes no país, 19 são protestantes, 9 católicas e outras 17 são lideradas por equipas ecumênicas.

A maior parte dos visitantes são homens com 50 anos ou mais, e “prezam a paz, o anonimato e o não compromisso”. Muitos são motoristas de caminhão que “muitas vezes têm, na melhor das hipóteses, um relacionamento frouxo com uma das duas grandes igrejas cristãs”. Eles “ficam em média cerca de 15 a 20 minutos” no local de culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário