sábado, 19 de maio de 2018

Igreja abre “mercado solidário” para fornecer produtos a valores mais acessíveis

“Precisamos parar de falar sobre os problemas e começarmos a fazer algo para resolvê-los”, assevera o pastor.


por Jarbas Aragão

Resultado de imagem para natural foods
The Storehouse. (Foto: Reprodução / WAYTV)

Uma igreja do Estado da Virginia (EUA) abriu um minimercado na parte de trás do seu terreno, onde vende produtos por valores mais acessíveis, que chegam a custar menos da metade do preço dos supermercados da região. A iniciativa, sem fins lucrativos, chama-se The Storehouse e existe desde 2015.

Desde então funcionou como uma opção acessível apenas aos membros da igreja Vineyard, na cidade de Hampton. Eles compram comida, bebida e produtos de limpeza em grandes quantidades, obtendo um grande desconto. Tudo era repassado pelo valor gasto, possibilitando os grandes descontos.


No mês passado, a Igreja decidiu abrir as portas do The Storehouse para toda a comunidade. Qualquer pessoa pode comprar. O pastor Jacob Hopson ressalta que a liderança da igreja entendeu que deveriam abrir ao público para compartilhar a vantagem com os mais necessitados.


Ele destaca que o minimercado, para eles, é um ministério. “Começamos a ver que alguns de nossos membros reduziram drasticamente seus gastos com alimentação, o que faz diferença em nossa comunidade empobrecida”.

Hopson destaca que o açougue é a parte mais concorrida, onde “oferecemos tudo de alta qualidade que dá oportunidade para eles comerem como reis e rainhas, mesmo com um baixo orçamento”.


Uma das inovações do empreendimento é oferecer uma “auxiliar de compras”, que segura a cestinha das pessoas idosas ou doentes e as acompanha o tempo todo. Após o cliente pagar, ele levará as sacolas até o carro.

Questionado como mantém o empreendimento, explica que todos os funcionários do minimercado são membros da igreja e vários são voluntários. O pastor enfatiza que a loja está aberta a pessoas de todas as fés. “Não ficamos pregando para eles”, disse Hopson. “Apenas queremos demonstrar-lhes amor e oferecer ajuda.”

Cada produto adquirido é repassado com um acréscimo de centavos, que seriam o suficiente para arcar com os custos de manutenção.

“The Storehouse foi uma visão que Deus meu deu desde que fundamos a igreja”, conta, explicando que sempre contou com o apoio dos cerca de 50 membros da congregação. O líder da Vineyard lamenta que haja muitos usuários de drogas na região, o que tem influenciado na criminalidade. “Estamos aqui para ajudar realmente as pessoas. Continuamos com os outros ministérios da igreja, que inclui tirar jovens das drogas”.


Mesmo assim, ele não esconde que a maior parte do esforço vai para o minimercado. “Vivemos no país mais rico do mundo, mas ainda temos muitas pessoas passando necessidades aqui. Vemos o problema e acho que está hora de pararmos de falar sobre os problemas e começarmos a fazer algo para resolvê-los.” Com informações de Christian Post

Assista reportagem (em inglês):

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário