sábado, 10 de setembro de 2016

Arqueólogos de Israel restauram chão do templo onde Jesus caminhou

As peças que foram descobertos marcaram o início de uma pesquisa arqueológica de alto nível. (Foto: Menahem Kahana, AFP).
As peças que foram descobertos marcaram o início de uma pesquisa arqueológica de alto nível.
(Foto: Menahem Kahana, AFP).

O Segundo Tempo foi destruído no ano 70 d.C, mas os fragmentos achados foram reformados para sua condição original. O objetivo é de manter viva a história.

Fragmentos do piso do templo em que Jesus andou foram reformados para retornar à sua condição original. Arqueólogos israelenses trabalharam no projeto de restauração de fragmentos dos azulejos. Eles acreditam que as peças são originalmente no Segundo Templo de Jerusalém.

Destruído em 70 d.C, o templo é atualmente conhecido como o “Monte do Templo” para os judeus, e “Nobre Santuário” pelos muçulmanos.

Para Gabriel Barkay, um arqueólogo que escavou em Jerusalém há mais de 50 anos, a restauração é profundamente significativa. "É muito comovente para mim perceber que estes são os pisos reais sobre os quais nossos antepassados andaram e foram sacrificados. Essas peças eram usadas há mais de 2 mil anos”, disse.

As telhas reconstruídas são parte do “Temple Mount sifting Project”, projeto do Monte do Templo que é uma iniciativa israelense iniciada em 2005. As obras começaram quando as autoridades oficiais que controlam o lugar sagrado mandaram retirar 400 caminhões de solo saturado do local, para a expansão da mesquita. A extração do solo foi uma oportunidade para a escavação de um local intocado por causa da sensibilidade em torno do espaço, o que é significativo para ambos os muçulmanos e judeus e tem sido frequentemente um ponto de controvérsia.

As peças que foram descobertos marcaram o início de uma pesquisa arqueológica de alto nível. Desde que começou, mais de 200 mil pessoas já participaram do projeto, e há meio milhão de objetos ainda para serem investigados.

Durante o processo de restauração do chão do templo, cerca de 600 segmentos de azulejos de pedras coloridas foram descobertos. Mais de 100 dessas peças remontam ao período de Herodes no Segundo Templo.

Frankie Snyder, um especialista no piso do estilo de Herodes disse: "Nós não esperávamos algo assim. Estes são os azulejos onde os peregrinos que vieram para as festas em Jerusalém andavam. São azulejos por onde Jesus andou e eu recebo isso como uma forma de manter vivo este pedaço da história", disse.

"O trabalho aqui dá uma sensação do que aconteceu no Monte do Templo. É a melhor caça ao tesouro no mundo", disse voluntário no local.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN TODAY

Nenhum comentário:

Postar um comentário