domingo, 6 de novembro de 2016

Abrigo cristão rejeita doações do governo, após autoridades proibirem orações

Um órgão do Governo dos EUA informou recentemente que não é mais permitido que orações sejam feitas antes das refeições nos projetos sociais.

Homem ora durante sessão de artesanato na Missão Bethesda, Pensilvânia. (Foto: PennLive)
Homem ora durante sessão de artesanato na Missão Bethesda, Pensilvânia. (Foto: PennLive)
Um abrigo cristão que ajuda moradores de rua da Pensilvânia (EUA) não está mais aceitando doações de alimentos do governo federal, por causa de novas regulamentações, que proíbem que os funcionários liderem orações antes das refeições.

A Missão Bethesda em Harrisburg, Pensilvânia, que é um braço missionário da igreja local e tem servido moradores há 102 anos, está protestando contra as novas regras do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sobre distribuições de alimentos, que afirmam que a missão "não pode realizar atividades religiosas enquanto distribui os alimentos doados" pelo órgão.

"Bem, nós oramos antes das refeições, então se houver uma refeição sendo servida - e nós servimos 3.000 refeições por semana - com o uso da comida doada pelo USDA em algum lugar, então seríamos proibidos de orar juntos, em agradecimento pela refeição", disse Chuck Wingate, diretor executivo da missão, à CNS News. "Acabamos de dizer que isso é muito oneroso para nós e não vamos mais aceitar essas doações de comida, se essa for uma condição para recebê-las".

De acordo com um memorando elaborado em 10 de junho, as organizações que receberam as doações de alimentos do USDA "não podem exigir [que um beneficiário] participe de quaisquer atividades explicitamente religiosas que são oferecidas" - o que incluiria também as orações, antes das refeições.

Além disso, o regulamento afirma que as organizações "devem realizar em um momento e local separados, quaisquer atividades explicitamente religiosas, financiadas pelo setor privado, para que sejam dissociadas de atividades apoiadas pelo USDA".

Como os regulamentos não mencionam explicitamente nada sobre as orações, Wingate disse à emissora CNS que a Missão Bethesda procurou o Banco de Alimentos da Pensilvânia, que é a organização que intermedia as doações do USDA e pediu mais esclarecimentos. Wingate disse que funcionários do banco de alimentos confirmaram que orar antes das refeições também é proibido.

Desabrigados participam de Ceia de Natal em sede da Missão Bethesda, na Pensilvânia. (Foto: PennLive)


Em uma declaração ao Christian Post, na quinta-feira da semana passada, um porta-voz do USDA disse: "As organizações religiosas são parceiras importantes que nos ajudam a cumprir nossos objetivos comuns de cuidar dos mais vulneráveis ​​no nosso país e a garantir que cada família e cada criança esteja saudável e livre da fome".

"As parcerias com as organizações comunitárias são críticas e a fidelidade aos princípios constitucionais é igualmente importante. Nós acolhemos as parcerias de organizações religiosas, desde que elas não discriminem os beneficiários com base em suas crenças religiosas ou exijam que eles participem de atividades religiosas para receber seus serviços gratuitos", acrescentou.

Liberdade Religiosa
Wingate disse que a Missão Bethesda não exige que os beneficiários orem ou participem de cultos para serem alimentados. No entanto, a objeção da organização ao regulamento é sobre o princípio da questão.

"Não forçamos nossa fé a ninguém", disse Wingate. "Mas achamos a ideia de que o governo venha nos dizer o que podemos ou não podemos fazer em nossas próprias instalações, algo fora dos limites, especialmente em questões de fé".

Wingate acrescentou que dos cerca de 1.000 quilos de alimentos por mês que a Missão recebe do USDA, correspondem a apenas cerca de 0,5% dos alimentos que o abrigo dá mensalmente aos moradores de rua.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN POST

Nenhum comentário:

Postar um comentário