segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Homem admite que forjou prova para acusar governador cristão, na Indonésia

Milhares de muçulmanos foram às ruas para pedir a morte do governador cristão de Jacarta. O protesto aconteceu após um vídeo publicado mostrar um suposto discurso do líder com blasfêmias ao povo muçulmano.


Após as alegações, mais de 100 mil muçulmanos protestaram em Jacarta na última sexta-feira (4). (Foto: Reuters).
Após as alegações, mais de 100 mil muçulmanos protestaram em Jacarta na última sexta-feira (4). (Foto: Reuters).

Enquanto milhares de muçulmanos saíram nas ruas de Jacarta, capital da Indonésia, na semana passada para pedir a prisão do governador cristão da cidade, um professor admitiu distorcer suas palavras para levar os muçulmanos a acreditar que ele havia insultado o Alcorão.

Como relatado anteriormente, o governador de Jacarta, Basuki Tjahaja Purnama, o primeiro cristão em mais de 50 anos a ser eleito governador da cidade, foi interrogado pela polícia por quase nove horas, depois de ser acusado de blasfêmia na Indonésia, podendo ser punido com até cinco anos de prisão.

De acordo com a acusação, a suposta blasfêmia teria vindo de um discurso que Purnama havia dito durante uma viagem em setembro. Foi alegado que o governador afirmou que os muçulmanos mentiam quando diziam que eles não poderiam votar em uma pessoa não muçulmana, como indicaria o Alcorão.

Após as alegações, mais de 100 mil muçulmanos protestaram em Jacarta na última sexta-feira (4), com muitos pedindo a prisão de Purnama e alguns exigindo que ele fosse enforcado.

No entanto, Buni Yani, professor de comunicação da London School em Jacarta, que publicou o vídeo da suposta blasfêmia do governador, disse à mídia que ele editou seu vídeo do Facebook para fazer parecer que Purnama estava insultando os muçulmanos e o Alcorão.

Yani foi interrogado pela Polícia Nacional na quinta-feira (10) de manhã. O “Jakarta Globe” relata que o advogado de Yani, Aldwin Rahadian, disse que seu cliente admitiu citar erroneamente o discurso do governador para fazê-lo parecer que ele insultou o povo muçulmano.

Embora a declaração original de Purnama alegasse que os muçulmanos estão sendo enganados por outras pessoas, citando erroneamente o Alcorão, Yani editou sua postagem no Facebook para fazer parecer que o governador estava argumentando que o Alcorão está enganando muçulmanos.

Mesmo que Yani rejeite a alegação de que ele estava atrás da orquestração do protesto, na semana passada em Jacarta, uma petição on-line foi lançada no site “Change.org” que pede uma ação legal contra ele por incitar o protesto, no qual uma pessoa foi morta e vários foram feridos. Mais de 160 mil pessoas já assinaram a petição.

Purnama está lutando para sua reeleição. Uma pesquisa realizada com mais de 440 residentes de Jacarta, entrevistados entre 31 de outubro e 5 de novembro, acredita que sua elegibilidade despencou como resultado das alegações de blasfêmia.

Fonte: http://guiame.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário