quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Cristianismo se fortalece na Índia, apesar da perseguição religiosa

Exemplo deste fortalecimento é a Igreja "Templo do Calvário", que já tem mais de 35 mil membros e fica lotada durante cada um de seus cinco cultos, todos os domingos.

Igreja "Templo do Calvário", na Índia. (Foto: Facebook)
Igreja "Templo do Calvário", na Índia. (Foto: Facebook)
Apesar de ser uma nação predominantemente hindu, a Índia está vendo um forte crescimento das igrejas, formadas por membros "de todas as castas", de acordo com a revista internacional 'Christianity Today'.

Dos fazendeiros aos moradores das grandes cidades, os cristãos da Índia estão levando as igrejas a um crescimento significativo no país.

De acordo com a revista, existem aproximadamente 60 milhões de cristãos no país (católicos e protestantes), enquanto cerca de 1 bilhão de habitantes são hindus. Apesar da disparidade entre as religiões, o crescimento do cristianismo tem sido surpreendente na nação.

Em uma comunidade de agricultores no Rajastão, por exemplo, uma congregação realiza cultos, com cerca de 2.000 membros todos os domingos. Em alguns casos, os membros de uma mesma família acabam se revezando para ir aos cultos, porque alguém precisa ficar cuidando dos animais da fazenda.

A igreja desta comunidade é pastoreada por Bhagwana Lal, que vem de uma casta considerada abaixo dos 'Dalits' [considerados na cultura indiana como um grupo social "desprezível"].

Outra igreja na cidade de Hyderabad, que pode acomodar 35.000 pessoas, fica lotada durante cada um de seus cinco cultos, todos os domingos. O Templo do Calvário é considerado atualmente a "maior igreja da Índia" e é pastoreada por Satish Kumar.

"Muitos ocidentais pensam que nada está acontecendo entre os cristãos na Índia", disse Kumar, referindo-se aos cristãos de fora de seu país. "Temos que mudar essa imagem".

Em agosto (2016), a Sociedade Evangélica da Índia divulgou um relatório, documentando um aumento nos casos de perseguição contra os cristãos, referente ao primeiro semestre do ano. O relatório identifica "134 incidentes de violência, religiosamente motivados contra os cristãos" nos primeiros seis meses do ano.

O número foi bastante elevado em comparação a 2014 (147 casos) e 2015 (177 casos), considerando que este relatório mais recente foi apenas sobre a primeira metade do ano.

O relatório associa o aumento da violência contra os cristãos à "imponência sinistra e repugnante" das autoridades ligadas ao Primeiro Ministro Narendra Modi, particularmente nos estados de Chhattisgarh, Madhya Pradesh e Uttar Pradesh, os três com maior número de incidentes de crimes de ódio.

Atualmente a Índia ocupa a 17ª posição na Lista de Países com Perseguição Religiosa, atualizada anualmente pela Missão Portas Abertas. A organização descreve o nível de perseguição no país como "severo" e a Sociedade Evangélica da Índia disse que o nível de impunidade para os extremistas hindus aumentou.

No entanto, enquanto o mundo pode estar vendo a perseguição religiosa como o principal desafio entre as igrejas cristãs na Índia, os líderes cristãos identificaram um desafio ainda maior: treinar mais pastores para acompanhar o rápido crescimento da Igreja no país.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIANITY TODAY

Nenhum comentário:

Postar um comentário