sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Budista tem sua esposa curada por Jesus e se torna evangelista, no Vietnã

Quando sua esposa ficou com o corpo paralisado após uma crise de convulsões, Dao Sahn viu o poder de Jesus, que a curou. Desde então, ele decidiu dedicar sua vida a Cristo.

Grupo budista pratica suas orações. (Foto: Getty)
Grupo budista pratica suas orações. (Foto: Getty)

Dao Sanh se lembra bem daquela noite, em que tudo realmente começou. Era agosto de 1996. Sua esposa, Han, se queixou de uma dor de cabeça e foi se deitar mais cedo. Já no início da manhã seguinte, ele foi despertado pelos gemidos e violentas convulsões que ela estava sofrendo ao seu lado. No momento em que as crises cessaram, ela permaneceu com o lado direito de seu corpo paralisado.

Dao correu para o templo budista do outro lado da aldeia, no Vietnã, buscando algum tipo de ritual que pudesse curar sua esposa. Alguns líderes cantaram orações e mantras de cura durante dois dias, mas embora ela pudesse se levantar e sentar-se, a paralisia continuava e ela tinha dificuldades para falar. Isso foi devastador para a família, não apenas pessoalmente, mas também economicamente. Ele era um agricultor e que deixar de diminuir seu tempo na lavoura para cuidar de sua esposa, da casa e dos três filhos pequenos.

Dias depois, os um grupo de missionários chegou à sua aldeia (já vindos de outro vilarejo). Eles pregaram sobre "um Deus chamado Jesus", e perguntaram se alguém naquela vila precisava de oração. Quando souberam do que estava acontecendo na casa de Dao, os cristãos se dirigiram à sua porta e disseram que queriam orar por sua esposa. Ele não entendia que religião era aquela ou quem Jesus era, mas ele os levou para até Han. Então aqueles evangelistas cercaram sua cama e oraram por ela.

Dao achou aquelas orações um tanto "estranhas", pois agradeciam a Jesus por já ter curado Han através do poder do Seu sangue. Três dias depois daquela visita, ela estava curada. Maravilhados, Dao Sanh e Han procuraram os cristãos, querendo saber mais sobre Jesus.

Eles ficaram impactados, quando ouviram a respeito do Filho de Deus, que desceu à Terra para se sacrificar na cruz para salvar a humanidade. O casal se admirou ao saber que ele ressuscitou em glória e que todos os que O seguirem se juntarão a Ele no céu. Logo depois Dao e Han decidiram se entregar a Jesus, e passaram a estudar a Bíblia.

Na época, a única denominação cristã de qualquer tamanho no Vietnã era a Católica. A maioria dos católicos estava no sul do país e os protestantes evangélicos ainda não tinham uma representação forte na região de Dao. A esmagadora maioria dos vietnamitas apoiam o Budismo Mahayana.

Batalhando para pregar o Evangelho
Na região noroeste de Hanói, entre os budistas, o cristianismo não era bem-vindo. Mas Dao Sanh sentiu o chamado para levar o evangelho às centenas de aldeias daquela região. Ele não tinha idéia de como começar, então ele simplesmente foi ao mercado próximo e começou a pregar. A princípio, ele foi ignorado ou ridicularizado por muitos que passavam. O povo dizia que ele estava louco, que era um fanático.

Impulsionado por sua paixão por Jesus, e pela paixão de Jesus pelos perdidos, ele perseverou e começou a atrair a atenção de um número cada vez maior de pessoas. Alguns começaram a 
ouvir e a questionar sobre o que ele estava falando. Então ele compartilhou o testemunho da cura milagrosa de Han. Dao atraiu atenção suficiente para começar a pensar em uma reunião semanal e iniciar uma igreja em sua casa.

Certa noite, dois policiais bateram à sua porta. Tinham recebido queixas sobre sua pregação, sobre seu "recrutamento" de pessoas para sua "nova religião". Dao Sanh (foto à direita, com sua esposa) perguntou quem tinha se queixado? Eram todos seguidores budistas e alguns deles eram membros de sua própria família. Ele ficou muito triste com o ocorrido.

"Eu não estou fazendo nenhum mal. Não há nenhuma lei nesse país que me proíba de seguir outra religião. Certamente eu posso pregar para as pessoas", respondeu ele aos policiais.

Os oficiais afirmaram que Dao estava perturbando a paz pública e incitando rebeliões, o que seria um perigo para a população.

"Você está causando perturbação, incitando rebeliões, ameaçando o público", interrompeu o policial. "Há muitas maneiras de quebrar a lei e muitas maneiras de nós cobrarmos por isso, se é que você me entende...".

Dao Sanh conhecia aqueles homens e percebeu que estava desperdiçando seu tempo, apelando pela compreensão deles.

Perseverança
No dia seguinte, Dao foi ao lugar onde geralmente pregava e começou a clamar pelo nome de Jesus e distribuir exemplares do Novo Testamento nas mãos das pessoas que passavam na rua. Ele falava de milagres, operados pelo único Deus verdadeiro.

Depois de trinta minutos ele já tinha reunido uma multidão considerável e alguns estavam ouvindo sua mensagem com muita atenção. Ele reconheceu algumas daquelas pessoas e viu que elas já tinham ouvido suas pregações antes. Uma ou duas pessoas na multidão abriram seu Novo Testamento e começaram a ler o pequeno livro. No meio de sua mensagem, Dao viu a camionete da polícia virando a esquina a cem metros de distância. Os policiais atravessaram a multidão e o prenderam, mas mesmo sendo arrastado pelos oficiais, ele continuava pregando.

Depois de uma noite na cela fria, eles o interrogaram: "Por que você está fazendo isso? Você foi um budista por toda a sua vida. Você é de uma bela família budista. Pare com isso".

Eles disseram a Dao que poderiam libertá-lo se ele concordasse em parar de pregar "sua falsa religião". Ele se recusou a deixar de falar sobre Jesus, então o jogaram de volta na cela e o mantiveram lá por uma semana. O novo evangelista ficou preocupado com sua família, mas não podia aceitar as imposições da polícia. Então ele começou a orar e no nono dia, os policiais o libertaram com uma advertência de que ele não deveria mais pregar o evangelho.

Ao chegar em casa, Dao falou sua esposa. Eles oraram juntos e na semana seguinte, ele foi ao mercado onde geralmente pregava e procurou um lugar menos visível. Então ele pregou novamente. Desta vez, demorou duas semanas até que o prendessem. Depois de passar um mês na prisão, ele foi liberado novamente, sem qualquer acusação formal.
Cristãos participam de culto no Vietnã. (Foto: Morning Star News)

Um grande passo
Dao teve que voltar ao trabalho na fazenda. Ele não tinha escolha, pois estava sendo vigiado pela polícia e sua família precisava de sustento. Mas em pouco tempo ele estava no mercado mais uma vez, desta vez procurando aqueles que haviam ouvido a sua pregação. Quando os encontrou, falou-lhes, oferecendo ensinar-lhes mais sobre Jesus. Logo ele começou um grupo de estudo bíblico em sua casa, que crescia cada vez mais a cada encontro. Alguns meses depois, a polícia apareceu em sua casa novamente, exigindo que ele parasse de ensinar sobre Jesus.

Durante os treze anos seguintes, Dao Sanh foi preso diversas vezes por pregar a Palavra e insistir em exercer sua fé em Jesus. Sua libertação foi inevitavelmente seguida por outras detenções. Muitas vezes, ele foi mandado para prisões maiores e mais formais. Ele poderia ter tido liberdade total, a qualquer momento renunciando à sua fé, mas seu amor por Cristo era tão avassalador que ele não conseguia parar de proclamá-Lo.

Evangelizando na prisão
Se mantendo firme no exercício de seu ministério, Dao evangelizou muitos em sua aldeia e nos vilarejos vizinhos, mas descobriu ao longo dos anos que seu testemunha mais poderoso se formou uma das vezes que ele foi preso.

Na prisão, ele tinha um grande público, ávido por ouvir suas pregações, não apenas porque eles estavam encarcerados, mas porque Dao Sanh foi capaz de testemunhar diariamente sobre Jesus para eles. Muitos prisioneiros renovaram suas vidas e se tornaram novos homens fora da prisão. Eles renasceram em Cristo e se prontificaram a servir e cultivar o Reino de Deus. Cada um deles com histórias poderosas sobre a transformação que Deus havia realizado neles durante aquele tempo na prisão.

Dentro do sistema prisional, Dao Sanh (foto à esquerda) começou a realizar cultos de adoração e estudos bíblicos. Parecia que as autoridades da prisão se cansaram de tentar impedi-lo. Ao longo dos anos, à medida que os movimentos religiosos se tornaram mais ativos no Vietnã, a atitude do governo se suavizou e as licenças foram concedidas a certas organizações para promover suas crenças de maneira mais tolerante.

Uma tarde, as orações de Dao Sanh foram interrompidas quando a porta de sua cela foi destrancada e se abriu. Era o guarda da prisão.

"Venha. O diretor quer te ver", disse o carcereiro

"Por quê?", perguntou Dao Sanh, surpreso.

"Como eu vou saber?", continuou o guarda.

"Isso não pode ser bom", pensou Dao. "Deve ser algum novo castigo".

Enquanto caminhava para o escritório do diretor, ele orou. Quando entrou em seu escritório, o diretor examinou Dao Sanh por alguns segundos.

"Sente-se", disse ele. Dao Sanh olhou para o diretor, pasmo, sem reação. "Sente-se", repetiu ele. Então o evangelista se assentou.

"Você está neste lugar há muito tempo", começou o diretor. "Você não tem sido um prisioneiro fácil. As regras e punições não surtem efeito em você, aparentemente".

"Senhor ...", começou Dao Sanh. Mas o diretor levantou a mão para silenciá-lo.

"Se você for liberto", ele disse cuidadosamente, "você vai continuar com sua pregação cristã?".

Dao Sanh estava preso naquele lugar há quase um ano. Ele estava desesperado para estar com sua família. Mas ele não podia negar o seu Senhor.

"Eu pregarei sobre Jesus, sim senhor", respondeu o evangelista. O diretor acenou com a cabeça, depois pegou um pedaço de papel no lado da mesa. "Eu tenho aqui um certificado, uma licença que permite que você pratique a sua religião, sem impedimentos".

Dao Sanh não conseguia acreditar no que estava vendo e ouvindo. "Em Hanói?", perguntou ele, sem fôlego. "Não. Em todo o Vietnã", respondeu o diretor.

De repente, depois de quatorze anos lutando para pregar o evangelho em sua própria aldeia, todo o Vietnã se tornou seu campo missionário. Ele não tinha ideia sobre onde poderia começar. Mas o Senhor Deus sabia, porque era o Seu plano o tempo todo.

Fidelidade e Honra
Dao Sanh sabia de uma coisa, com certeza: ele teve que levar a mensagem de Jesus para as aldeias. Foi durante a pregação em uma aldeia que ele conheceu um missionário. Ele disse a este homem sobre sua paixão em evangelizar os budistas, e o missionário disse a Dao Sanh sobre um homem no Camboja que estava fazendo exatamente esse mesmo trabalho. Seu nome era Taran e ele estava trabalhando com um ministério chamado 'Big Life'. Eles se comunicaram por e-mail e no final de 2011, o diretor sul-asiático Benjamin Francis voou de Calcutá (Índia) para Hanói, com o objetivo de se encontrar com Dao Sanh.
Benjamin apresentou a visão do 'Big Life' e Dao Sanh sabia que tinha encontrado seu propósito. Já Benjamin encontrara aquele a quem até hoje chama de "Homem de Paz".

Somente no ano seguinte, o ministério deste simples e fiel agricultor deu origem a 60 novas igrejas no Vietnã.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO GOD REPORTS

Nenhum comentário:

Postar um comentário