domingo, 29 de janeiro de 2017

John Piper: "Se quiser viver, seja um assassino do seu pecado"

O teólogo John Piper destacou em um artigo recente que é preciso reconhecer especificamente seus pecados diante de Deus e assim será possível combatê-los com mais força.

John Piper é teólogo e professor da Faculdade e Seminário Bethelehem, nos EUA. (Imagem: Youtube)
John Piper é teólogo e professor da Faculdade e Seminário Bethelehem, nos EUA. (Imagem: Youtube)
"Sentir-se podre não é o mesmo que estar arrependido do seu pecado". A afirmação que também serve como um alerta aos cristãos foi feita na manhã deste sábado (28) pelo pastor John Piper, na devocional publicada em seu site 'Desiring God'.

Segundo o teólogo, o fato de simplesmente se sentir uma 'pessoa má' e se condenar como um 'pecador miserável' não basta para travar uma luta vitoriosa contra o pecado.
Piper compartilhou sua reflexão, falando sobre um momento que ele mesmo vivenciou diante de Deus e acabou tirando um precioso aprendizado daquela situação.

"Esta manhã comecei a orar e me senti indigno de estar falando com o Criador do universo. Era uma vaga sensação de indignidade. Então eu disse a ele: 'E agora?", confessou.

O pastor explicou que ele só começou a sentir que poderia realmente lutar contra sua própria carne, quando reconheceu especificamente seus pecados diante de Deus.

"Nada mudou até que eu comecei a ser específico sobre meus pecados. Sentir-se uma pessoa miserável pode ser útil se te levar à condenação por pecados específicos. Mas sentimentos vagos de simplesmente 'se achar uma pessoa má' geralmente não são muito úteis", afirmou.


A lista

Piper relatou que começou a fazer uma "lista" dos pecados que sabia que vinha cometendo ultimamente e afirmou que isso foi de extrema importância para "conhecer melhor seu próprio inimigo".


"O nevoeiro da indignidade precisa tomar forma nos claros pilares obscuros de desobediência. Então você pode apontar para eles, arrepender-se, pedir perdão e apontar a sua 'bazuca do Evangelho' para explodi-los", destacou. "Então eu comecei a lembrar dos mandamentos que eu frequentemente desobedeci".

Segue abaixo a "lista" dos mandamentos que Piper reconheceu diante de Deus, que estava desobedencendo:

Ame a Deus com todo seu coração, alma, mente e força. Não 95%, mas 100%. (Mateus 22:37)

Ame ao seu próximo como você ama a si mesmo. Esteja tão ansioso para que as coisas corram bem para ele como você está para que as coisas corram bem para você. (Mateus 22:39)

Faça tudo sem resmungar. Não resmungue - nem por dentro, nem por fora. (Filipenses 2:14)

Lance todas as suas ansiedades sobre Ele - assim você não se sentirá mais pesado por causa delas. (1 Pedro 5: 7)

Diga apenas coisas que edificam aos outros - especialmente aqueles mais próximos de você. (Efésios 4:29)

Aproveite o tempo. Não desperdice os minutos, não perca tempo. (Efésios 5:16)


Estudando o inimigo

Segundo o pastor, reconhecer especificamente seus pecados diante de Deus te ajuda a combater a própria carne com eficiência, pois quem deve ser exterminado é o pecado em si e não quem o comete.


"Isso é muito mais forte do que os sentimentos vagos de simplesmente se achar 'miserável'. Agora o inimigo é visível. Os pecados são específicos. Eles saíram do esconderijo. Eu olho nos olhos deles. Eu não estou mais simplesmente reclamando por me sentir uma pessoa má. Eu peço perdão a Cristo por não ter feito coisas específicas que Ele ordenou que eu fizesse", explicou.

"Eu estou quebrado, e estou com raiva do meu pecado. E quero a morte dele, não a minha. Eu não sou suicida. Eu sou um odiador do pecado, um 'assassino do pecado'. ('Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês', Colossenses 3: 5. 'Se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão', Romanos 8:13). Eu quero viver e por isso sou um assassino do meu pecado!", afirmou.

John Piper finalizou sua reflexão, lembrando de uma passagem bíblica já conhecida de muitos cristãos, para reafirmar a importância da confissão.

"Neste conflito, ouço a promessa: 'Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1: 9). A paz renasce", destacou.

Agora, a oração é possível, correta e poderosa novamente.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO DESIRING GOD

Nenhum comentário:

Postar um comentário