quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Pastores denunciam teologia da prosperidade na África: "Plantar igrejas virou negócio"

Segundo Dan Huffstutler, homens que não possuem conhecimento bíblico entram no campo missionário para adquirir a renda de pessoas que estão à procura de uma bênção.


Uma pesquisa de 2006 descobriu que 70% dos quenianos que se identificam como cristãos seguem ensinamentos carismáticos ou pentecostais extremos. (Foto: Reprodução).
Uma pesquisa de 2006 descobriu que 70% dos quenianos que se identificam como cristãos seguem ensinamentos carismáticos ou pentecostais extremos. (Foto: Reprodução).

Não há escassez de igrejas no Quênia, nem de pregadores, profetas ou evangelistas. As grandes igrejas oferecem diversos cultos que atraem milhares de pessoas que se reúnem para ouvir pregações chamativas. Um típico sermão pode incluir revelações divinas e promessas de riqueza e cura. Notavelmente o que falta é a integridade das Escrituras.

Dan Huffstutler é o diretor da Escola Batista de Teologia da África Oriental (EABST) na capital de Nairobi. Ele diz que igrejas baseadas na Bíblia, lideradas por pastores doutrinariamente sólidos não são comuns: "Eles são como diamantes espalhados pelo Quênia".

Uma pesquisa de 2006 descobriu que 70% dos quenianos que se identificam como cristãos seguem ensinamentos carismáticos ou pentecostais extremos. Na última década, Dan Huffstutler observou um aumento de adeptos com "pouca compreensão da doutrina cristã ou da missão evangélica da igreja". Ele atribui isso a um amplo acesso dos pregadores da prosperidade.

"O plantio de igrejas é um negócio aqui", disse ele. "Homens sem qualquer treinamento e conhecimento bíblico entram nesse campo na esperança de adquirir a renda de pessoas que estão à procura de uma bênção ou de ter seus problemas corrigidos".

Remodelação do Ministério
Para combater esse ensino falso, a EABST se concentra em equipar pastores para o ministério. Muitos alunos vêm com pouca preparação, mas sem imitar os métodos de pregadores que eles viram na TV ou na Internet. "A TBN [Trinity Broadcasting Network] impactou massivamente a África Oriental, modelando palavras de fé, prosperidade e crenças e práticas pentecostais extremas como formas de fazer a igreja", disse ele.

A EABST está em parceria com Ken Mbugua, pastor da Igreja Batista Emmanuel de Nairobi, para sediar a Conferência Anual de Proclamação para líderes de igrejas do Quênia e países vizinhos. A conferência, que oferece oficinas de pregação e oportunidades de networking, é beneficiada dos recursos da Packing Hope, uma gentileza da TGC International Outreach (TGC IO).

Os livros distribuídos na conferência incluem a Bíblia de Estudo Global da ESV, a Proclamação de uma Teologia Intercentral, a Pregação Expositiva de David Helm, a Preparação de Sermões Expositivos de Richard Ramesh e a Supremacia de Deus na Pregação de John Piper. Embora escritos em inglês, esses livros funcionam bem em grande parte da África, particularmente em países como o Quênia, onde o inglês é uma língua primária.

Um recurso mais recente fornecido pela TGC IO para a conferência é o livro “Prosperidade? Buscando o Verdadeiro Evangelho”, de autoria de Mbugua e dois colegas pastores africanos, Michael Otieno Maura e Conrad Mbewe, juntamente com Wayne Grudem e John Piper. Este livro foi criado como uma ferramenta para ajudar os líderes da igreja a combater a teologia da prosperidade.

"Os materiais da TGC IO dão aos missionários e líderes da igreja uma plataforma para a criação de oportunidades de ensino", disse Huffstutler. Pastores e plantadores de igrejas aprendem a preparar sermões biblicamente sólidos e aprendem também a aplicar padrões bíblicos ao culto e ao governo da igreja.

Livro “Prosperidade? Buscando o Verdadeiro Evangelho”, de autoria de Mbugua e dois colegas pastores africanos, Michael Otieno Maura e Conrad Mbewe, juntamente com Wayne Grudem e John Piper. (Foto: Divulgação).

Abraçando a Verdade Bíblica
Ronald Kogo é um plantador de igrejas nas favelas de Kabiria, no oeste de Nairobi. Certa vez, ele seguiu os ensinamentos de uma igreja pentecostal, embora não soubesse nada sobre a Bíblia - até que um amigo lhe mostrou como estudar as Escrituras. Kogo abraçou a doutrina bíblica e se tornou um defensor de sólidos recursos teológicos. Ele continua seus estudos na EABST.

Kogo mais tarde começou a traduzir em Swahili clássicos de J. C. Ryle, Martyn Lloyd-Jones e John Piper. Hoje, equipado com um bom material bíblico, ensina estudos semanais para pastores de várias igrejas em Nairobi. "Agora eles sabem que temas procurar, em vez de encontrar coisas que simplesmente afirmar suas próprias ideias", disse ele.

Um homem do grupo de estudo de Kogo tinha sido um líder na Igreja de Divindade Africana, onde sua posição elevada lhe concedeu status de Deus. "Ele se tornou membro de uma Igreja Batista Reformada, sem vontade de se tornar um pastor novamente", disse Kogo. "Ele está lendo e estudando a Palavra - humilde e disposto a aprender", finalizou.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO THE GOSPEL COALITION

Nenhum comentário:

Postar um comentário